MST invade área da Embrapa
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram uma área de terra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina (PE) antes do Semiárido Show, evento agrícola importante na América Latina. Cerca de 1150 membros do movimento afirmam que buscaram chamar a atenção das autoridades para a urgência da Reforma Agrária, devido à falta de avanço nas negociações e acordos estagnados.
A Embrapa repudiou a ocupação do MST e informou que tomou todas as medidas necessárias para desocupar a área, garantindo a realização do Semiárido Show conforme planejado. Com apoio interno e de várias estruturas do governo, incluindo ministérios e o Incra, os ocupantes já deixaram o local, e os preparativos para o evento continuam normalmente.
“Aproveitamos para reiterar o compromisso da Embrapa com a pluralidade de sua atuação junto aos seus distintos públicos da agricultura brasileira, disponibilizando conhecimento e soluções para as agendas de mercado, social e ambiental. Igualmente, seguimos com nossa disposição para o diálogo, de forma a qualificar demandas e oportunidades, respeitando se os princípios basilares do direito”, disse a entidade.