10 árvores que você pode plantar na área urbana sem medo de destruir a rede elétrica

Você pode já ter se perguntado, qual a melhor espécie de árvore para se plantar na área urbana que não interfira na fiação elétrica, e para essa dúvida, existe resposta!

É muito importante prestar atenção na escolha da árvore, afinal, o plantio da árvore incorreta pode provocar problemas no futuro, como danos na rede elétrica, tubulações de água e esgoto estourados, além de calçadas levantadas, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, entre outros.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), explica que Campo Grande possui o Guia de Arborização Urbana que determina as espécies adequadas para cada tipo de espaço e região urbana.

Noivinha. — Foto: Reprodução
Noivinha. — Foto: Reprodução

Ao todo são mais de 10 espécies. Segundo a pasta, a orientação para o cidadão que deseja fazer o plantio de árvores em áreas com fiação elétrica é que opte por espécies que cheguem até 10 metros. O porte de árvores é dividido em três tipos:

  • Porte pequeno: altura máxima variando entre 4 m e 6 m;
  • Porte médio: entre 6 m e 12 m;
  • Porte grande: de 10 m a 12 metros.

 

“As espécies são indicadas por conta da necessidade de adequar o porte da árvore ao espaço disponível e evitando conflitos com outras infraestruturas, pois a arborização é uma infraestrutura que coabita a cidade com outras infraestruturas. O plantio planejado, utilizando espécies de porte compatível com o espaço disponível evita acidentes no dia a dia”, informa a pasta.

 

Veja 10 espécies indicadas:

 

  1. Aldagro;
  2. Ipê-mirim;
  3. Ligustro;
  4. Pata-de-vaca;
  5. Quaresmeira;
  6. Aroeira-pimenta;
  7. Árvore-da-china;
  8. Escova-de-garrafa;
  9. Noivinha;
  10. Manacá da Serra.

 

Ipês no Parque das Nações Indígenas. — Foto: Reprodução
Ipês no Parque das Nações Indígenas. — Foto: Reprodução

Por Thais Libni, g1 MS