A ação teve como público-alvo as mulheres que já haviam agendado suas consultas através dos agentes comunitários de saúde de cada ESF do município. Essa estratégia permitiu que as mulheres fossem atendidas de forma organizada e que tivessem acesso aos exames que são essenciais para prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
A carreta da Mamografia do Hospital de Amor ficou estacionada no Centro de Eventos Ramez Tebet, e contou com uma equipe de profissionais especializados para realizar os exames. As mulheres que compareceram ao local foram acolhidas e receberam todo o suporte necessário durante o procedimento.
O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos destacou que a iniciativa da administração municipal em trazer a Carreta do Hospital de Amor de Barretos para Costa Rica é de extrema importância, pois proporciona às mulheres da região a oportunidade de realizar exames tão necessários de forma gratuita. “O câncer de mama e do colo do útero são doenças que podem ser prevenidas e tratadas com sucesso se diagnosticadas precocemente”, disse.
Além dos exames de mamografia e preventivos, a Carreta do Hospital de Amor também ofereceu orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde feminina. As mulheres que compareceram ao local puderam esclarecer suas dúvidas e receber informações importantes para a manutenção de uma vida saudável.
Já o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, considerou que a ação realizada em Costa Rica pela Carreta do Hospital de Amor foi um sucesso, pois atendeu um número significativo de mulheres e proporcionou acesso gratuito a exames de prevenção. “Essa iniciativa é fundamental para garantir que todas as mulheres tenham a oportunidade de cuidar da saúde e prevenir doenças que podem ser graves”, ressalta.
O Hospital de Amor de Barretos é referência nacional no tratamento do câncer e sua unidade móvel tem percorrido diversas cidades do país levando atendimento especializado e gratuito. A presença da Carreta em Costa Rica foi um grande benefício para as mulheres da região, que puderam realizar exames indispensáveis para a detecção e tratamento precoce de doenças que afetam a saúde feminina.