Formação de Educação Especial para os professores e auxiliares

A prefeitura municipal de Figueirão, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou no dia  a 1ª Formação de Educação Especial para os professores e auxiliares de desenvolvimento infantil da Rede Municipal de Ensino, aproximadamente 50 profissionais.
Na formação, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Figueirão, foram apresentados e discutidos os fundamentos do trabalho no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recurso Multifuncional, bem como a organização e prática pedagógica do AEE na escola comum.
A formação foi ministrada pelas professoras da Secretaria de Estado de Educação, professora Flávia de Oliveira Augusto e Jussara Linhares Granemann, e estiveram presentes a Coordenadora Regional de Educação do CRE-4 Maíra de Quevedo e a técnica do NUESP Jucilene Vasconcelos Floriano.

 

A Política de Educação Especial considera: o direito do estudante à Educação de qualidade, igualitária, inclusiva e centrada no respeito à diversidade humana; a necessidade de garantir-se atendimento educacional especializado/inclusivo; o respeito às características individuais dos sujeitos de direito aos serviços da Educação Especial; a garantia do pleno desenvolvimento do educando, minimizando, dessa maneira, as possíveis barreiras.
Nesse contexto, a formação dos profissionais lotados nas escolas, permitirá o apoio necessário às equipes que atuarem na Educação Especial, sendo professores especializados ou docentes das classes comuns do Ensino Regular.
Fonte/Fotos: PMFigueirão/RubemVasconcellos