A CerradinhoBio, empresa do setor sucroenergético que produz etanol e seus coprodutos a partir de matéria-prima renovável, como a cana e o milho, renova seu compromisso com o combate à corrupção. Neste mês de junho a Companhia recebeu o selo “Empresa Limpa pela Integridade e Contra a Corrupção”, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Certificação concedida às empresas comprometidas com práticas de integridade e contra a corrupção, o selo atesta a adesão efetiva e voluntária da Cerradinho ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. O certificado também está associado a compromissos de disseminação interna da legislação anticorrupção, à vedação de qualquer forma de suborno e à promoção da legalidade e da transparência, além da colaboração com investigações.
Segundo o diretor-presidente da companhia, Paulo Motta, a decisão de participar voluntariamente da iniciativa está em total consonância com os valores da Companhia. “A adesão ao Pacto Empresarial fortalece nossa estratégia e aprimora nossa agenda ESG, que foca na transparência e nos processos de gestão e compliance”, afirma sobre a ação que visa promover um mercado mais ético e íntegro.
Programa de Compliance e Integridade
Desde 2022, a CerradinhoBio desenvolve seu Programa de Compliance e Integridade. A iniciativa é baseada em três pilares: prevenção, detecção e resposta, incluindo mecanismos para garantir a efetividade de aplicação das diretrizes éticas.No período, diversas ações foram realizadas como treinamentos sobre o Código de Conduta, com o objetivo de ampliar e facilitar o entendimento de todos sobre a conduta ética esperada pela companhia. Além disso, houve a consolidação do canal de ética, gerido por empresa independente e especializada. Nele são recebidas e tratadas denúncias relacionadas à conduta ética, garantindo total discrição, possibilidade de anonimato e formas de acompanhamento que preservam integralmente o denunciante.
Agora, em um reforço de sua estratégia em compliance, a CerradinhoBio se une às grandes empresas do país no combate à corrupção, tornando-se signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. No Brasil, mais de novecentas empresas já aderiram à iniciativa. A CerradinhoBio integra a lista de vinte e seis empresas do centro-oeste.
O Código de Conduta completo e o canal de denúncia estão disponíveis em nosso site (www.cerradinhobio.com.br).
Sobre o Grupo Cerradinho
O Grupo Cerradinho é composto por empresas nos seguimentos sucroenergético, propriedades agrícolas, logística, postos de combustíveis e empreendimentos imobiliários. A CerradinhoBio, CerradinhoTerra, CerradinhoLog e a W7 Energia atuam na produção e distribuição de biocombustíveis e energia. O Grupo inclui ainda, a Viiv e a Geração Futura, de empreendimentos imobiliários, e a rede de postos de combustíveis 4-Centão. O controle acionário é da Cerradinho Participações S.A., holding de investimentos da família Sanches Fernandes, uma empresa de capital fechado que adota sistema de governança corporativa moderno para gerir os negócios em consonância com as melhores práticas existentes no mercado.
Sobre a CerradinhoBio
Empresa do Grupo Cerradinho, de capital aberto, cem por cento nacional, atua no setor de biocombustíveis e bioeletricidade. Possui o maior complexo industrial de bioenergia da América Latina, com a capacidade de moagem de 6,1 milhões de toneladas de cana por ano. Gera 3.800 empregos entre diretos e indiretos. A Companhia detém uma logística eficiente, o que possibilita custos compatíveis para o escoamento de sua produção de etanol para a região de Paulínia. A Cerradinho conta com experiência de mais de quatro décadas no setor sucroenergético.
Sobre a Neomille
Subsidiária da Cerradinhobio, a Neomille produz bioenergia e coprodutos a partir do milho. Sua primeira planta industrial foi inaugurada em novembro de 2019, junto ao complexo industrial de Chapadão do Céu (GO), com capacidade de moagem de 860 mil toneladas de milho por ano. Uma nova unidade está sendo construída em Maracaju, Mato Grosso do Sul, com expectativa de startup até o fim de 2023. Com a conclusão da primeira fase, deve adicionar mais 3,1 milhões de cana equivalente a capacidade total de produção da CerradinhoBio.