Com 33 mil casos confirmados, MS chega a 30 mortes por dengue em 2023

Mato Grosso do Sul chegou a marca de 30 mortes confirmadas por dengue em 2023. Apesar de desacelerar nas últimas semanas, a confirmação de casos segue em alta, somando 33.481 casos confirmados este ano, além de outras nove mortes em investigação.

Todo o Mato Grosso do Sul segue com alta incidência para a dengue, com exceção de seis cidades. Apenas Aparecida do Taboado tem situação confortável, com baixa incidência para a doença.

Campo Grande concentra os casos, com 9.891 confirmados este ano. Seguido de Três Lagoas com 4.404 casos confirmados e Dourados com 1.292 confirmações. Maracaju tem 1.220 casos da doença.

As últimas duas mortes confirmadas, são de uma mulher de 25 anos moradora de Dourados e de um homem de 53 anos de Campo Grande.

Cuidados simples podem evitar a proliferação do mosquito

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika e chikungunya. Para evitar a proliferação do mosquito a Secretaria de Saúde orienta realizar a limpeza diária dos locais utilizados para o armazenamento de água e vasilhas usadas como bebedouros para animais domésticos.

Caixas d’água, cisternas, tonéis, tambores e filtros necessitam ser tampados. Até mesmo reservatórios de eletrodomésticos devem passar por uma vigilância frequente, como é o caso de geladeiras e climatizadores.

Verifique se a sua geladeira tem um coletor de água do degelo automático (fica na parte de trás, perto do motor). Caso tenha, é preciso limpar com água e sabão a bandeja onde a água é acumulada, pelo menos uma vez por semana. No caso de climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, é necessário retirar o compartimento, esvaziá-lo e lavá-lo.

Ralos limpos e com aplicação de tela evitam o surgimento de criadouros. Além disso, é importante saber que a água com larvas não deve ser derramada em ralos ou na pia – lugares que podem gerar acúmulo –, mas sim na terra ou no cimento quente.

Um modo de prevenir criadouros é descartar objetos no lugar correto e levar o lixo para fora de casa somente no dia da coleta, por exemplo. Recipientes e sacos plásticos, garrafas, latas, sucatas, ferro-velho, entulhos em construção, tudo isso pode ser foco do mosquito.

Furar o fundo das latas e, se possível, amassar, tampar latas de tinta e deixá-las em local adequado, enviar sacos plásticos para reciclagem, amassar copos descartáveis e manter garrafas com tampas ou viradas para baixo são algumas medidas que podem ajudar a eliminar o acúmulo de água.

Sintomas

Entre os principais sintomas da dengue estão:

  • Dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen;
  • Vômitos persistentes;
  • Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdio);
    Sangramento de mucosas;
  • Letargia ou irritabilidade;
  • Hipotensão postural (é a diminuição súbita da pressão arterial ao se levantar de uma posição deitada ou sentada, principalmente quando de maneira brusca);
  • Hepatomegalia maior do que 2 cm;
  • Aumento progressivo do hematócrito.

 

*Midiamax – Priscilla Peres