Projeto “Câmara vai à Escola”: Escola Municipal Semear e a estadual Jorge Amado participam da Sessão
A Sessão Ordinária da Câmara de Chapadão do Sul, realizada nesta segunda-feira (26) contou com a participação de alunos da Escola Municipal Integral Semear e da Escola Estadual Jorge Amado, que participam do projeto “Câmara vai à Escola”. O projeto abre espaço para que os alunos apresentem aos vereadores as necessidades da comunidade escolar, e demais demandas que possam beneficiar a população da cidade.
Representando a Escola Semear, o aluno João Guilherme Jesus Silva foi o primeiro a ocupar a tribuna e, em seu discurso, João Guilherme explicou que a locomoção dos alunos e funcionários, nas dependências da escola, fica comprometida em dias frios e chuvosos. A construção de passarelas cobertas e de paredes no espaço do refeitório adequaria o ambiente e traria conforto e segurança a todos. A implantação de uma biblioteca para leitura e pesquisas, também foi solicitada, para que os alunos tenham acesso a mais uma ferramenta que enriqueça o processo de ensino e aprendizado. “É um projeto importante que dá voz aos alunos e nos faz refletir sobre as reais necessidades da escola sob nossos olhares”, afirmou João Guilherme.
A Escola Estadual Jorge Amado, foi representada por três alunos, Brenda Pedroso, Eduardo Araújo Souza e Isabella da Silva Costa. Brenda chamou atenção para a necessidade da realização de projetos que ajudem os alunos do ensino médio a escolherem qual profissão irá seguir e importância da melhoria na estrutura física e pedagógica das escolas públicas de Chapadão do Sul. A estudante sugeriu que sejam feitas parcerias com a iniciativa privada, para que os investimentos necessários contemplem todos os setores da educação, inclusive na área de esportes. “A escola Jorge Amado traz muitos títulos esportivos para nossa cidade, porém, infelizmente não temos materiais básicos e necessários, como redes de futsal, voleibol e bolas, para a realização dos treinos”, disse Brenda.
Em seguida, o aluno Eduardo, que também é atleta de natação e vôlei, reforçou os pedidos de melhorias feitos por Brenda e pediu atenção especial à quadra de esportes, que em dias chuvosos que fica inutilizável, pois apesar de ser coberta, no seu entorno não há paredes que impeçam a passagem de vento e chuva, e que a escola consiga fazer melhorias na biblioteca, para que atenda melhor às necessidades dos alunos. A aluna Isabella encerrou os discursos no espaço reservado ao projeto “Câmara vai à Escola”, agradecendo a oportunidade de representar a escola e, pediu que fossem feitos reparos em janelas e bancos e ventiladores e, a melhora no lanche. Isabella também solicitou a colocação de lâmpadas de iluminação pública, na rua da escola, melhorando, desta forma, a segurança dos estudantes do período noturno.
O presidente da Câmara de Vereadores, Airton Antônio Schwantes (Tucano), agradeceu a presença das escolas. “É importante para todos saberem como funcionam os três poderes. Acho justo que os alunos entendam o que é feito aqui nesta casa de lei, o que é feito no executivo, o que é feito no poder judiciário. Com certeza na somatória quem ganha são vocês alunos”, pontuou Tucano.
O vereador parabenizou a todos os alunos que colocaram seus nomes à disposição para apresentarem suas escolas e finalizou dizendo que todas as solicitações apresentadas por eles, serão levadas ao executivo municipal e, tendo oportunidade, até mesmo aos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa.
*Assessoria Câmara Municipal