Costa Rica para em apoio a 4° Caminhada Contras as Drogas

Cerca de 4 mil pessoas, conforme estatísticas da Polícia Militar, participaram na tarde desta quarta-feira (27), da 4ª Caminhada Contra as Drogas. A ação fez parte da II Semana Municipal de Combate as Drogas que está sendo realizada em Costa Rica – MS no período de 25 a 29 de maio de 2015.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa ao lado da primeira-dama e vereadora Aurea Maria Frezarin Rosa, dos filhos e da sua equipe de governo esteve mais uma vez participando da caminhado contra as drogas. Essa é a quarta vez que ele participa, seja como homem público seja como empresário.
“É simplesmente emocionante ver essa quantidade de pessoas reunidas em prol do bem comum a toda juventude: acabar com as drogas em nosso Município. Manifesto todo e qualquer apoio a quaisquer que sejam as manifestações pelo bem da juventude costarriquense, em especial, na luta contra as drogas. O governo está aberto para causas como esta”, afirmou Waldeli.
O presidente do CONSEG – Conselho Municipal de Segurança e da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica – José Alcides Simplício lembra que a caminhada é tradicional e tem como objetivo chamar a atenção de famílias sobre os vários projetos disponíveis na cidade que são verdadeiras armas contra as drogas.
“Não adianta mais a gente fingir que estas coisas não existem e achar que vai proteger nossas crianças fugindo do assunto. Elas estão em contato com a realidade na porta das escolas, na esquina da rua onde moram, então a melhor saída é conversar e alertá-los sobre as consequências deste mundo das drogas”, declarou Simplício.
A caminhada contou com a presença de alunos e professores das Escolas Públicas e Particulares de Costa Rica, apoio maciço do comércio local, de todas as forças policiais, associações, entidades, e a população em geral. “Nosso intuito é chamar a atenção da sociedade e mostrar o que está sendo feito aqui”, disse o delegado de Polícia Civil de Costa Rica Cleverson Alves dos Santos, idealizador do Projeto Costa Rica sem Drogas implantando no Município há cerca de cinco anos.
A caminhada chamou a atenção por onde passou. “Aproximadamente 4 mil pessoas estiveram reunidas para alertar a população costarriquense sobre o perigo das drogas. Com as palavras de ordem “Com a família por perto a droga fica longe”, estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares mostraram que estão preocupados com o futuro dos jovens”, conta o comandante da Polícia Militar de Costa Rica Esteban Palácios.
Com faixas e cartazes expondo o tema Costa Rica sem Drogas, os estudantes, comerciantes, servidores públicos municipais e estaduais, autoridades local, percorreram a Avenida José Ferreira da Costa, o que despertou a atenção dos moradores, que também saíram para prestigiar a movimentação.
“Nosso objetivo principal foi de conscientizar nossas crianças e adolescente sobre a importância da paz social relacionada ao desenvolvimento de uma postura contraria ao uso de drogas, visto que elas destroem sua memória, seu respeito próprio e tudo o que se relaciona com sua autoestima”, finalizou o comandante do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, Capitão Aldinei.
Durante todo o trajeto, os participantes foram acompanhados por um carro de som que veiculava mensagens de alerta ao combate as drogas e foram escoltados pela Polícia Civil, Policia Militar, GTO – Grupo Tático Operacional – Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.
“Foi bem impactante, várias pessoas vieram nos parabenizar por mais essa ação e nos ofereceram apoio para ações futuras. A repercussão foi ótima”, finaliza o comandante da PMA de Costa Rica, subtenente Marcilio Dias de Oliveira.
Costaricaemfoco