Foi realizada na última terça-feira, 20, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” cujo tema foi dividido em cinco eixos distintos, sendo aprovadas dez propostas para o Município, cinco para o Estado e cinco propostas para a União.
Marcaram presença na solenidade de abertura o Prefeito Municipal João Carlos Krug, a secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, a Juíza de Direito, Dra. Lídia Geanne Ferreira e Cândido, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Pâmela Couto da Silva e a representante dos usuários dos serviços do SUAS, Patrícia Maria Euzébio da Silva Lima.
Após a leitura do Regimento Interno foi realizada a palestra magna pela psicóloga da SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), Cristina Barros de Miranda, a qual tem Bacharelado e licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB-DF); é psicóloga clínica comportamental e Consteladora Familiar. Está a mais de 22 anos na área da Assistência Social, sendo 12 anos destes na Gestão Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como Coordenadora na coordenadoria de Apoio à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (CGSUAS/SUPAS/SEAD).
Após a palestra foi passado para a discussão nos eixos de trabalho e elaboração das propostas. Houve também a eleição dos 05 delegados e seus respectivos suplentes que irão participar da Conferência Regional de Assistência Social no dia 11 de agosto de 2023, em Três Lagoas/MS. Durante o evento, houve apresentação cultural, roda de capoeira, dos alunos do Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças e apresentação da Banda dos alunos da APAE.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, Relembrou as primeiras edições e à proporção que o evento tomou. “A 14ª Conferência marca a evolução das políticas sociais em defesa do cidadão, a conferência foi criada com o intuito de preparamos ainda mais nossos profissionais e ajudarmos a nossa cidade, que antes era um assistencialismo e hoje se tornou um direito em defesa do cidadão. Sucesso define a 14ª edição, foi um momento único e muito importante, uma grande oportunidade para todos os usuários dos serviços do SUAS para debater a avaliar a Política de Assistência Social local e propor novas diretrizes. Obrigada a todos os envolvidos e parabéns pelo sucesso da Conferência”, finalizou.
*Assecom PMCS