Com o avanço da tecnologia é comum que cada vez mais pessoas estejam conectadas. É possível saber das notícias, fazer transações bancárias e até mesmo apostar nos últimos jogos de cassino.
Entretanto, é preciso estar atento a possíveis risco que os usuários podem correr. A seguir, listamos 10 dicas de segurança que permitirão que você desfrute ao máximo o vasto universo cibernético.
Fonte: Pexels
- Escolha senhas fortes
É comum que alguns sites solicitem que sejam escolhidas senhas que tragam combinações de números, letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais. Essa é uma boa alternativa para que a sua senha não caia nas mãos de pessoas inescrupulosas. Evite utilizar a mesma combinação em vários sites e escolher qualquer uma que possuam informações óbvias.
- Evite clicar em links e e-mails suspeitos
Recebeu e-mail de um remetente desconhecido? Ou mensagens com links de números não salvos em sua agenda? Fique atento! Esses links geralmente contêm softwares com vírus que podem infectar seu dispositivo e coletar dados como senhas, dados pessoais entre outros. O melhor a fazer é apagá-los assim que os receber.
- Atualize seu software
É importante atualizar seu sistema operacional, software e navegadores para garantir que a sua segurança seja preservada. Essas atualizações geralmente incluem correções que erros que as versões anteriores possam conter.
- Mantenha sua rede Wi-Fi protegida
A sua rede Wi-Fi também precisa estar protegida com uma senha forte. Desse modo, você evita que pessoas não autorizadas se conectem em sua rede. É importante estar atento ao tipo de conteúdo consumido na internet quando se acessa redes Wi-Fi públicas, pois elas apresentam um alto nível de vulnerabilidade.
- Faça backup periodicamente
É fundamental realizar backups regulares de seus dados importantes, como documentos, fotos e vídeos. Fazendo isso, você estará seguro e poderá recuperar seus arquivos caso aconteça alguma falha.
- Tenha um bom antivírus
Um software antivírus de confiança mantém seu dispositivo livre de ameaças. Caso seja atacado, você será notificado e o software bloqueará a ação do possível invasor. Existe uma infinidade de antivírus no mercado e algumas opções são gratuitas.
- Não compartilhe informações pessoais sensíveis
Evite ao máximo compartilhar informações pessoais sensíveis, como fotos de documentos, números de cartões de crédito ou qualquer outra informação que possibilite que é uma pessoa com más intenções se passe por você.
- Utilize autenticação de dois fatores
Essa estratégia adiciona uma segurança extra as suas contas online. Uma vez que essa opção é habilitada, é necessário informar uma segunda senha que geralmente é enviada por e-mail ouvir SMS.
- Atenção às configurações de privacidade
Faça revisões regulares nas configurações de privacidade em suas contas, tanto de rede social como em outras plataformas online. Estabeleça um filtro e limite das informações que você compartilha.
- Mantenha-se atualizado sobre segurança na rede
Isso não quer dizer que você não pode efetuar transações online, nesse caso, é necessário estar em um ambiente seguro e confiável. É importante manter-se informado dos golpes mais comuns e ameaças que afetam as redes a fim de adotar as melhores práticas!