Cães e gatos também podem ficar gripados; veja quais cuidados ter em dias mais frios
Com a mudança drástica no clima, em Mato Grosso do Sul, a atenção ao bem-estar e saúde dos pets também devem ser consideradas. Os cuidados devem ser redobrados para que os animais de estimação não desenvolvam infecções respiratórias e até gripar.
Coriza, secreção nasal e nos olhos, além de conjuntivite e tosse, são os principais sintomas que incomodam os animais que estão com infecção respiratória. Veja abaixo as recomendações para manter a saúde dos animais em dia:
- Manter as vacinas em dia;
- Evitar aglomeração;
- Não deixar o animal molhado por muito tempo;
- Não deixar que o pet se molhe na chuva;
- Prestar atenção na respiração e na secreção do animal;
- Verificar se o animalzinho apresenta algum sintoma gripal;
- Realizar uma consulta vacinal para o veterinário checar a saúde do pet.
Em comunicado divulgado pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), na Capital, o alerta para a gripe em animais foi levantado. Em dias frios, os tutores devem ficar atentos ao comportamento dos pets. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação e deve ser encaminhado para consulta.
O uso de remédios, sem recomendação médica, deve ser descartada. No comunicado, a Subea explica que utilizar qualquer tipo de substâncias anti-inflamatórias podem provocar o óbito da mascote.
“Os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol. A baixa nutrição e imunidade também contribuem para o aumento do índice de infecções. Então, qualquer tratamento deve ser indicado após avaliação de um médico veterinário”, complementaram.
Fonte: G1 MS