A senadora da republica Tereza Cristina fez uma palestra voltada ao agronegócio, na manhã do dia 08, no salão de eventos do Sindicato Rural durante a Exposul.
Com um profundo conhecimento no setor a Senadora, destacou que o País tem potencialidade para se tornar um dos maiores produtores de fertilizantes no continente, tendo em vista que na Amazônia, existem uma das maiores minas e que é suficiente para que deixamos de ser importar da matéria prima. Lembrou a Senadora que o empecilho está na burocracia do meio ambiente.
Para a Senadora o grande problema do agro hoje é o Congresso, que não acompanha a evolução do setor e suas políticas governamentais causas transtorno e muito insegurança ao campo.
Apesar de ter a maior bancada ruralista dos últimos tempos, os senadores estão encontrando dificuldade com o presidente Rodrigo Pacheco de colocar em tramitações diversos projetos de leis, para melhorar o setor produtivo.
A senadora apontou também outros problemas que paralelamente ao agro, como, saneamento, o CO2, MST e chamou a atenção quando disse que o Brasil, tem uma grande reserva de gás natural e que esta sendo queimado, pelo fato de que não temos gasoduto para retirar das reservas, onde mais uma vez se esbarra no Meio Ambiente e com isso as famílias são obrigadas a arcar com valores alto do gás.