Inaugurada ampliação e acessibilidade da Câmara de Vereadores de Costa Rica

A Câmara de Vereadores inaugurou na segunda-feira (29) a obra de ampliação do Plenário Simino Jorge de Oliveira e novo telhado, a construção de novos e mais amplos banheiros do Plenário, com acessibilidade, de uma nova fachada em vidros, com hall de entrada com acessibilidade, de uma nova copa, salas administrativas e depósito.

A obra ainda possibilitou a realocação da Secretaria Legislativa da Câmara, em um espaço mais amplo para acomodar a servidoras desse setor. A Secretaria é o coração da Casa de Leis, responsável pela gestão de todos os processos legislativos da Câmara, em conjunto com a Assessoria Parlamentar e a Diretoria Geral, que também ganharam novas salas.

Antes da reforma, o Plenário da Câmara possuía 109,39 metros quadrados. Agora, com a ampliação, ele passou a ter 160,93 metros quadrados, um aumento de 47,12% da área total do Plenário, o que aumenta o espaço para o público e garante mais conforto para a plateia assistir aos eventos na Câmara.

Ao iniciar a cerimônia de inauguração na presença dos 11 vereadores, o vice-prefeito Roni Cota, secretários, servidores do legislativo e munícipes o padre da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Ivanildo Júnior da Silva, promoveu a benção do prédio.

Representando os servidores da Casa, a assistente de secretaria desta Casa de Leis Priscila Barbosa Palião Diniz falou sobre as melhorias que a obra representa.

“Estamos felizes com a ampliação, pois propiciou um ambiente mais confortável para desempenhar nossas funções com excelência e celeridade, além de proporcionar a nossa sociedade a acompanhar os trabalhos da Camara em um local mais amplo e confortável. Quero parabenizar a ex-presidente Profª Manuelina pelo brilhante projeto e a gestão atual por concluir essas melhorias”, disse.

Lembrada por todos como idealizadora da obra, a 2ª secretária e ex-presidente do Legislativo Municipal em 2022, prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (MDB), contou como foram dados os primeiros passos para a concretização da obra.

“Fomos questionados quando iniciamos mais uma obra, mas quando cheguei aqui em 2020, uma coisa que me incomodava era a falta de acessibilidade do plenário e os banheiros não atendiam a nossa população. Nossa secretaria legislativa era um pouco em cada ala do prédio e hoje estão todos no mesmo espaço e é uma alegria contribuir um pouquinho com a qualidade de serviço que será ofertado a nossa população”, falou a vereadora prof. Manuelina.

O presidente da Câmara, Ailton Martins de Amorim (MDB), finalizou falando da execução da obra.

“Agradecer aos servidores que desde o início trabalharam no projeto, e aqueles que foram afetados com a reforma, pois sabemos os contratempos que nos são colocados, por isso agradecemos a compreensão. Parabéns a professora Manuelina, como sabemos a gente inicia e entramos querendo finalizar, porém dentro de um ano sabemos que é muito pouco para concluir e nós cumprimos e ainda conseguimos contribuir com outras melhorias, como a nova cobertura e telhado da secretaria que não constava no projeto inicial. Esse é um espaço do povo e ele está aqui disponível para nossa população”, destacou Ailton.

 

Histórico de investimentos

Nos últimos cinco anos, a Câmara de Vereadores investiu em importantes obras, cada uma delas essenciais para o funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Em 2018, na gestão do presidente à época, Dr. Maia, a Câmara ganhou uma nova fachada, que melhorou o aspecto visual externo da Casa de Leis.

Naquele ano, o Poder Legislativo também inaugurou o sistema próprio de geração de energia solar e investiu na construção de um novo telhado sobre a parte mais antiga do prédio da Câmara, para resolver problemas com goteiras e abrigar as placas de geração de energia solar.

Já em 2019, na gestão do presidente naquele ano, Averaldo Barbosa, a Câmara investiu na ampliação do prédio do Poder Legislativo, com a construção de uma sala de reuniões, novos banheiros e mais setes salas para acomodarem a maioria dos setores administrativos da Casa de Leis.

Vale lembrar que em 2018 a Câmara realizou concurso público e, após tomarem posse, a maioria desses novos servidores efetivos não tinham salas para trabalharem.

Em 2021, mais uma vez na gestão de Averaldo Barbosa como presidente, a Câmara investiu na construção da sala de controle de som e vídeo do Plenário e em adequações para melhorar a acessibilidade ao Plenário para pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.

E por fim, em 2022, na gestão da presidente à época, Professora Manuelina, a Câmara lançou a obra de ampliação do Plenário do Poder Legislativo, com o objetivo de aumentar a capacidade de público nesse espaço.

 

 

Informações:

Cassiane Mews/ Assessora de Imprensa