A Câmara de Vereadores promoveu no dia 26 de maio a sessão solene de Distinção Honorífica “Mulheres que Inspiram” 2023. A 2ª edição da honraria premiou 14 mulheres que se destacaram à frente de instituições públicas e privadas e que contribuíram o para o desenvolvimento de Costa Rica.
O presidente da Casa, Ailton Martins de Amorim (MDB), agradeceu a presença de todos e falou sobre a distinção.
“Agradeço a todos os colegas vereadores pelas escolhas dessas mulheres, senhoras e jovens aqui presentes que independente da idade inspiram a nossa sociedade, aos servidores que fizeram com que o evento fosse possível os nossos parabéns em nome da Casa de Leis”, disse o presidente.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos teve como homenageada a dona do lar Venirce Félix da Silva, ao final do evento ele parabenizou a Câmara.
“Em especial queria parabenizar a professora Manuelina por este brilhante projeto para que possamos elogiar e homenagear as Mulheres que Inspiram, e inspiram em vida o que é muito importante. Em especial deixar a minha alegria em homenagear a dona Vernice no qual tive o privilégio de conhecer quando atuei como delegado, onde ela com muito esforço e dificuldade financeira cuidava de várias crianças, uma Casa Lar. Parabéns a todas as mulheres e que Deus abençoe a cada uma de vocês”, disse o prefeito.
A sessão foi realizada no Plenário de Deliberações Simino Jorge de Oliveira e reuniu mais de 75 pessoas entre homenageadas, familiares, secretários municipais e amigos.
Conforme o protocolo do evento, o foi reproduzido um vídeo retratando a biografia das personagens e em seguida uma breve mensagem das autoridades às protagonistas da festa.
Convidadas a estarem à frente da tribuna, as mulheres receberam a distinção e o broche “Mulheres que Inspiram”.
Homenageadas
Entre as homenageadas esteve a médica do ESF Central, Rianny Flavia Pereira de Oliveira indicada coletivamente pela Câmara Municipal de Vereadores.
Rianny nasceu em Paranaíba-MS, mas logo após o nascimento mudou-se para Costa Rica. Aos 28 anos, formada em medicina atua como clínica geral no ESF Central e teve papel fundamental do período de pandemia. Ela é sobrinha do saudoso vereador Antônio Rodrigues.
“É um imenso prazer ser homenageada ao lado dessas mulheres que desempenham um papel social tão importante e estar aqui sendo homenageada com tão pouca idade ao lado das senhoras é uma honra muito grande. Fui criada aqui, minha família é daqui, sai por 10 aos para estudar e a convite do meu tio retornei e essa homenagem tem um peso importante pela memória dele, sou muito grata” disse Rianny.
Conheça às “14 Mulheres que Inspiram” 2023:
A professora Anirce Marta Silva, indicada pela 2ª secretária Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; A agente de saúde Girlene Fernandes de Oliveira Dias, indicada pelo Ver. Alecksander da Silva Pimenta; A técnica de enfermagem Isabel Cristina Teles Piva, indicada pelo Ver. Lucas Lázaro Gerolomo; A empresária e dona do O Boticário Ivaldete Maria Coelho, indicada pelo Ver. Waldomiro Bocalan.
A ex-diretora de Cultura Jacy de Pina Bulhões Rodi, indicada pelo vice-prefeito Ronivaldo Garcia Cota; A dona do lar Julia Maria de Amorim, indicada pelo presidente Ailton Martins de Amorim; A terapeuta ocupacional Juliana Dias de Oliveira Corrêa, indicada pelo Ver. Adair Tiago de Oliveira; A fisioterapeuta Luiza Adébora Pereira Paniago, indicada pela vice-presidente Rosângela Marçal Paes; A farmacêutica Maria Aparecida Carboni da Costa de Castro, indicada pelo Ver. Artur Delgado Baird.
A dona do lar Nirce Ancelmo da Costa, indicada pelo 1º secretário Averaldo Barbosa da Costa; A médica Rianny Flávia Pereira de Oliveira, indicada coletivamente pela Câmara Municipal; A assistente administrativa Selma Cardoso de Souza Urzedo, indicada pelo Ver. Claudomiro Martins Rosa; A microempresária Terezinha Oliveira da Silva, indicada pelo Ver. Evaldo Paulino Garcia e a dona do lar Venirce Félix da Silva, indicada pelo prefeito municipal Cleverson Alves dos Santos.
Confira as Biografias das homenageadas:
BIOGRAFIA – Girlene Fernandes de Oliveira Dias – POPÓ
Girlene Fernandes de Oliveira Dias nasceu no dia 03 de janeiro de 1985, na cidade de Cassilândia.
Aos três anos de idade, mudou-se com a família para Costa Rica. Casada, é mãe de Leandro, Amanda, João Victor e João Plínio. Atualmente, atua no serviço público como agente comunitária de saúde.
Atua ativamente ajudando pessoas desamparadas por meio de doações e amparo sentimental, além de contribuir com a causa animal. Ela diz que sempre amou ajudar o próximo, tanto em questões financeiras, quanto sentimentais. Afirma também ser uma mulher atenciosa e solidária, sempre procurando cumprir as metas que são dadas a ela.
BIOGRAFIA – Izabel Cristina Teles Piva – LUCAS
Izabel Cristina Teles Piva nasceu em Catanduva, São Paulo, em 07 de julho de 1970. Filha de Abel Costa e Petronília Ferreira Teles.
Em Fernandópolis, se formou como técnica de enfermagem, e foi naquela cidade que ela iniciou trabalhos voluntários no Centro Espírita Mei Mei, onde inclusive conheceu o marido Adalberto Luiz Piva, que era o presidente da mocidade, naquela época.
O casamento do casal foi realizado no Centro Espírita.
Em 2004, já casada, Izabel se mudou para Costa Rica, quando inaugurou a Relojoaria Cristal. Ela conta que em Costa Rica nasceu a filha Ana Beatriz Teles Piva, o maior presente da vida dela, conforme Izabel mesma conta.
Com a mudança para Costa Rica, Izabel passou a frequentar o Centro Espírita Amor e Caridade, a Casa da Sopa, onde ela desenvolve serviços voluntários com crianças, evangelização, a campanha do quilo, bazar e obras assistenciais, trabalhos estes que Izabel também realizava no Centro Espírita de Fernandópolis, quando ela morava na cidade paulista.
BIOGRAFIA – Ivaldete Maria Coelho – BIRI
Ivaldete Mria Coelho nasceu em Mineiros -GO. Filha de Antônio Candido Martins e Enivalda Carolina Carrijo Martins. Cheguei em Costa Rica em 1958, com apenas dois dias de vida.
Casei em Costa Rica em 1979 com João Santos Coelho de Oliveira e desta união nasceram três filhos: Drª Vivian Martins Coelho, Drª Lilian Martins Coelho Galoro, casada com Dr Gustavo Sbroggio Galoro, e em memória Olitony Martins Coelho, filho este que ela diz permanecer presente todos os dias de sua vida em pensamentos do qual é grata a Deus por a presentear com a sua presença durante 34 anos.
Netos: Antony Mazzini Coelho filho de Olitony (solteiro) e Mayara – e Guilherme Coelho Galoro filho de Lilian e Gustavo;
Cursou do 1º ao 4º ano na escola rural – Cabeceira da Vaca, onde mudou-se para Mineiros GO e cursou em uma escola estadual de 5º ao 8º ano terminando assim o ensino fundamental; mudando para Goiânia e cursando 1º e 2º colegial na escola Carlos Chagas – O 3º ano do colegial foi concluído aqui em Costa Rica na Escola José Ferreira da Costa no ano de 1993, onde, já era casada e mãe dos seus três filhos;
Fez parte da Casa da Amizade; Diretoria do Costa Rica Recreativo Clube; Amor exigente; Pastoral carcerária; Doação de mais de onze mil cadernos para o município de Costa Rica; Trabalhou no cartório Laerte Pais Coelho no período de três anos; Coordenadora da Cidade FM de Costa Rica por um período de sete anos;
Deixou a função para empreender tornando-se proprietária da franquia da rede – O Boticário com Loja em Costa Rica e Chapadão do Sul – com quinze empregos diretos e também com a – Venda Direta gerando renda para mais de quatrocentas famílias indiretamente fazendo um trabalho de conscientização de proteção ao meio ambiente – O Boticário sempre preocupado com o Planeta realiza ações como o projeto – “Descarte Consciente” – Recebendo embalagens vazias do O Boticário e qualquer outro fornecedor bonificando o cliente com desconto em qualquer produto da loja para incentivar a prática da sustentabilidade.
BIOGRAGIA – Juliana Oliveira Dias Corrêa – ADAIR TIAGO
Juliana Oliveira Dias Corrêa nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, filha de Joaquim Souza Dias e Eliana Oliveira Dias. Mudou-se para Costa Rica em setembro de 2000, onde se casou com o cirurgião dentista Jairo Corrêa Ribeiro, no dia 07 de setembro de 2000.
Juliana tem dois filhos, Ana Julia Dias Corrêa, que está cursando odontologia na Fadba – Faculdade Adventista da Bahia – e Gabriel Dias Corrêa, que estuda na escola Santos Dumont.
Juliana formou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade Católica Dom Bosco em 1999, fazendo parte da primeira turma de Terapia Ocupacional do estado de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, ela concluiu uma Pós-Graduação em Didática e Metodologia da Educação Básica e Superior na FECRA e obteve uma Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul.
Em 2001, Juliana começou sua carreira como terapeuta ocupacional na Secretaria de Saúde de Costa Rica, trabalhando no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e nos postos de saúde do município. Ela também atuou como auditora e planejadora na Secretaria Municipal de Saúde e atualmente coordena o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Costa Rica.
Juliana contribui com diversas entidades filantrópicas e associações beneficentes, incluindo o Lar dos Idosos e o Ministério da Família. Foi terapeuta ocupacional na Fundação Hospitalar de Costa Rica de 2002 até 2010. Além disso, ela criou o Projeto Primavera em 2011, que é uma ação para as jovens debutantes da cidade.
Juliana colabora significativamente para o desenvolvimento da comunidade por meio de seu trabalho como terapeuta ocupacional, sua coordenação do CAPS e a criação do projeto Primavera. Ela também oferece atendimento às famílias e idosos carentes em Costa Rica e tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida da população local.
BIOGRAFIA Maria Aparecida Carboni da Costa de Castro – ARTUR
?Maria Aparecida Carboni da Costa de Castro nasceu em Jales, São Paulo, no dia 26 de agosto de 1958.
?É casada com Carlos Ramos de Castro e mãe de dois filhos: o Rafael Aparecido Carboni da Costa de Castro e a Raissa Carboni da Costa de Castro. Possui três netos: Pedro Henrique, Caio Manoel e Rafaela.
?Ela veio morar em Costa Rica a 39 anos atrás, depois de ser incentivada pelo pai que já era pecuarista aqui na região.
Assim como o pai dela, Maria Aparecida e o marido também são pecuaristas, há 39 anos.
Doutora Cida, como é popularmente conhecida, é formada em Biomedicina.
Em 1984, quando ela se mudou para Costa Rica, Doutora Cida inaugurou o primeiro laboratório de análises clínicas da cidade, o Laboratório Oswaldo Cruz.
Inspirados pela mãe, o filho Rafael formou-se em Farmácia Bioquímica e a filha Raissa em Medicina e ambos atuam em Costa Rica.
BIOGRAFIA – Selma Cardoso de Souza Urzedo – COCÓ
Selma Cardoso de Souza Urzedo nasceu em Ponte Branca, Mato Grosso, em 14 de dezembro de 1996, filha de Ruth Pedro Soares e José Mariano.
Mudou-se para Costa Rica em 07 de maio de 2012. É casada com Silonei Barcelos de Urzedo com quem teve dois filhos, Rayner Pablo Souza Urzedo e Rayan Eduardo Souza Urzedo.
Desde 15 de fevereiro de 2016, ao lado do esposo, ela atua na Associação Beneficente e Promocional Evangélica Resgatando Vidas (ABPERV), em Costa Rica, que desenvolve o trabalho de recuperação e ressocialização de dependentes químicos e alcoólatras.
Selma conta que atualmente a clínica atende 15 internos, e que entre os afazeres dela na entidade está o acompanhamento dos internos até o médico, controle de medicações diárias, além de assumir a cozinha aos finais de semana.
Outra atividade desenvolvida por ela é na área de confeitaria, a três anos trabalhando na venda de bolos, tortas e doces finos, por meio da microempresa Refúgio das Delícias, além de fazer artesanatos.
BIOGRAFIA – Terezinha Oliveira da Silva – EVALDO
Terezinha Oliveira da Silva nasceu em Mineiros, Goiás, no dia 11 de maio de 1935. Casou-se com Lauderino Rosa da Silva, com quem teve três filhos: Ari Oliveira Silva, Arindo Oliveira Silva e Arceni.
Terezinha é avó de cinco netos: Weslei, Welligton, Uilquer, Yuri e Temistodes, conhecido como Tacri. Em 1981, cursou magistério na Escola Estadual Santos Dumont, onde atuou também como professora durante dois anos.
É católica e participa do grupo de apostolado de oração, no qual realiza ações sociais. Além disso, também faz parte da liturgia da igreja.
Dona Terezinha ajudou muitas famílias. Em um tempo em que não existiam creches em Costa Rica, ela cuidava dos filhos de pais e mães que precisam sair para trabalhar. Dona Terezinha afirma que chegou a cuidar de 15 crianças ao mesmo tempo, sempre com muita alegria.
Assim, hoje esta mulher frequentemente encontra ex-alunos e pessoas que ela cuidou quando eram crianças, os quais agradecem a Dona Terezinha pelos ensinamentos de vida que ela passou para cada um eles.
BIOGRAFIA – Anirce Marta Silva – MANUELINA
Anirce Marta Silva nasceu em Mineiros, Goiás, no dia seis de março de 1960, filha de Joana Maria Conceição e Melanio Guimarães da Silva.
Mudou-se para Costa Rica junto com os pais dela, no ano de 1965. Foi casada com Valter Calisto da Silva, com quem teve o filho Rogério Calazans da Silva, pai dos dois netos de Anirce: o Natan Benjamim e o Josué Judá.
Ela possui formação em magistério e pedagogia, habilitada em educação infantil. Também possui especialização em neuropedagogia e transtorno de aprendizagens; psicopedagogia clínica e institucional, educação infantil e especial; e formação de orientação acadêmica.
Em 2002, Anirce assumiu o primeiro concurso público dela, para o cargo de professora da rede municipal de ensino de Costa Rica. Já em 2003, ela foi nomeada como diretora da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Moraes, sendo reeleita nos dois anos seguintes.
Em 2008, Anirce tomou posse no segundo concurso dela, assumindo a partir de então dois períodos de concurso como professora. Já em 2011 e 2012, ela exerceu o cargo de coordenadora pedagógica de centros de educação infantil.
No ano de 2013, foi nomeada diretora da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa. Nesse período, durante a gestão de Anirce, a escola ficou na lista de excelência do país pelo QEdu e alcançou a nota 7,4 no Ideb de 2019, acima da média nacional.
Atualmente, Anirce está aposentada em um período como professora e continua na atividade em outro período, no Centro de Educação Infantil Sonho de Ninar, fazendo o que mais ama, que é lecionar.
BIOGRAFIA – Nirce Ancelmo da Costa – AVERALDO BARBOSA
Nirce Ancelmo da Costa nasceu no dia 22 de junho de 1947 no Buriti distrito de Alto Araguaia-MT, filha de Geraldino Ancelmo Vieira e Maria Aparecida Ancelmo da Silva.
Mudou-se para Costa Rica em meados de 1957. Casou-se em 1966 com João Barbosa da Costa, e desta união nasceram 4 filhos: Elizabete Ancelmo da Costa, Nilza Ancelmo da Costa, Paulino Jesus Ancelmo da Costa e Cleiton Ancelmo da Costa, do qual tiveram 6 netos.
Estudou até o 4° ano na Escola Rural Mista.
Mulher do campo, Nirce sempre trabalhou com os afazeres da roça e da casa. No campo tinha como atividade principal tirar e vender o leite.
Ela conta que viveu um período de 30 na cidade, onde passava boa parte do tempo cuidando de crianças. Ela conta que os amigos confiavam nela, e deixavam as crianças sob seus cuidados enquanto trabalhavam.
Outro fato marcante na história de Nirce, foi a construção da a 1ª concessionária fiat em Costa Rica, a Graciela Comércio de veículos ltda no ano de 1984.
Hoje, aposentada, Nirce vive a 28 anos ao lado do marido na Estância 4 irmãos, local próximo da cidade, onde tem como lazer fazer crochê, cuidar do bisneto e se reunir com os familiares nos finais de semana.
BIOGRAFIA Luiza Adébora Pereira Paniago – ROSÂNGELA
Luiza Adébora Pereira Paniago nasceu em 7 de janeiro de 1983, em Costa Rica.
Ela é casada com Jacimar Pereira Paniago e é mãe de Sander Pereira Paniago e Yanni Victoria Pereira Paniago.
Em 2011, Luiza teve um sonho, enquanto dormia, e nesse sonho ela fazia uma massagem, apesar de nunca ter visto ninguém fazer isso antes.
Foi então que ela se mudou para Campo Grande para perseguir o sonho de ser massagista e fez vários cursos na área antes de voltar para Costa Rica.
Ao chegar à cidade natal, Luiza inicialmente passou a oferecer massagens no quarto do filho. Depois, construiu um espaço dedicado a massagens e, dois anos depois, adquiriu o ESPAÇO RENASCER, que já funciona há seis anos.
Durante a carreira profissional, Luiza fez vários cursos de massoterapia, inclusive no Senac e no Instituto Hishinuma, na Escola de Massagem SOS Corpo e no Grupo de Terapia Ueda. Ela também concluiu cursos de coaching e cura terapêutica.
Além de massagens, Luiza e o marido ainda administram a empresa Renascer Confort, onde vendem calçados ortopédicos, confortáveis, ??em couro legítimo, e bolsas em couro.
O marido de Luiza, Jacimar, tem apoiado o sonho dela e juntos tem o tornado realidade.
BIOGRAFIA – Julia Maria de Amorim – AILTON
Julia Maria de Amorim Julia Maria de Amorim nasceu no dia 10 de dezembro de 1935 na Fazenda Macaúba, Distrito de Camapuã – MS, hoje município de Costa Rica – MS. Filha de Félix Martins de Souza e Vitorina Maria de Souza.
Casou-se com João Batista de Amorim Neto aos 14 anos de idade no Porto Curralinho, Zona Rural, hoje distrito de Paraíso das Águas – MS.
Depois mudou-se para Fazenda Capim Branco, onde morou por muitos anos, depois mudou-se para Fazenda Córrego Feio, onde morou por 07 anos e logo após no ano de 1978 veio para Costa Rica, onde reside até os dias atuais.
Casada a 72 anos (Bodas de Manjerona) Teve 16 (dezesseis) filhos, sendo 10 (dez) homens: José Marcos, Doralino, Honório, Alcides, Oscar, Antônio, Adevaldo, Anivaldo, Ademildo e Manoel (In Memoriam). E 06 (seis) mulheres: Maria Luzia, Idalina, Moralina (In memoriam), Manoelina, Luzia e Ozenilda.
Tem 43 netos, 58 bisnetos e 08 tataranetos. Sua família tem hoje um total de 172 pessoas, entre filhos, filhas, genros, noras, netos, esposas (os) dos netos, bisnetos, esposas (os) dos bisnetos e tataranetos.
Dona Julia estudou até a 5ª Série do Ensino Fundamental Escola Adenocre Alexandre de Moraes, e no ano de 1986, com 51 anos de idade, voltou a sala de aula para estudar nesta mesma escola.
Em 2006 participou do Concurso de Miss Terceira Idade sendo eleita Miss Simpatia. Em 2007 participou novamente, e foi eleita Miss Terceira Idade.
Dona Julia realizou alguns partos caseiros de algumas crianças na cidade, segundo ela foram 04 partos. Mulher de muita fé, religiosa, sempre participou das missas e realizou encontros religiosos no bairro onde mora. Criou junto com seu esposo João Amorim, seus 14 (catorze) filhos com dedicação, amor e carinho, pois são homens e mulheres de bem, que trabalham e contribuem para o desenvolvimento de Costa Rica.
Biografia – Jacy de Pina Bulhões Rodi – RONI COTA
Jacy de Pina Bulhões Rodi nasceu em Avaré, São Paulo, no dia 16 de agosto de 1954, sendo a filha mais velha de Hilton Bulhões e Jacinta Amélia Pina Bulhões. Ela cresceu em uma família grande, com 10 irmãos. Jacy se tornou professora e servidora pública aposentada.
Aos 18 anos, Jacy se casou com Alberto de Oliveira Rodi, na base aérea de Campo Grande. Dessa união, nasceram Marcos e Danielly, seus dois filhos, e depois, vieram os quatro netos: Jairo, Lucas, João Pedro e Eduardo. A família se completou com o genro Ewerton e a nora Rose.
No ano de 1979, Jacy e seu marido se mudaram para Costa Rica, pois a COMAVE, uma Concessionária de Máquinas e Implementos Agrícolas precisava de um gerente na cidade.
Jacy acompanhou o marido e veio trabalhar como correspondente do Previsul (Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), onde atuou por mais de 20 anos. Posteriormente, foi cedida para a Prefeitura de Costa Rica, onde ocupou diversos cargos públicos, como diretora do Hospital Municipal por três anos, chefe do Centro de Saúde, assessora de Cultura e diretora de Cultura.
Jacy é uma inspiração para a sociedade costarriquense por causa da dedicação dela no trabalho como servidora pública e amor pela cidade, e tem um gosto especial pela política. Ela ainda lembra do resultado da primeira eleição de Costa Rica que foi comunicado por rádio amador devido à dificuldade de comunicação de telefonia da época.
BIOGRAFIA – Rianny Flavia Pereira de Oliveira – CÂMARA
Rianny Flavia Pereira de Oliveira, nasceu na cidade de Paranaíba-MS em 1995, em 08 de maio de 1995. Filha de Fátima Rodrigues Pereira e Manoel Rodrigues de Oliveira, mudou-se para Costa Rica logo após o seu nascimento. É mãe do pequeno Miguel, de 6 anos Miguel Oliveira Fernandes.
Estou durante a infância e juventude na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa e na estadual José Ferreira da Costa.
Formou-se em medicina em Fernandópolis-SP na Universidade Camilo Castelo Branco- Unicastelo, em 2020.
Após 10 anos morando fora para estudar, a convite do tio Antonio Rodrigues, que foi vítima da covid em 2021, Rianny retornou para Costa Rica para ajudar na linha de frente da pandemia devido ao número reduzido de médicos.
Atua como médica clínica geral no município desde fevereiro de 2021, tendo atuado na linha de frente de combate ao Covid, atenção básica e Fundação Hospitalar. No auge da pandemia de covid exerceu a profissão na unidade sentinela por 8 meses, na Fundação Hospitalar, UTI.
Atualmente trabalha na atenção Básica, junto à equipe do ESF Central proporcionando aos pacientes um atendimento holístico, humanizado, focado não somente na condição de saúde, mas no seu contexto geral; tentando promover não só recuperação da saúde, mas também prevenção e qualidade de vida do geral.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora de Imprensa