Aluno costariquense conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

Isaías de Oliveira de Paula, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Vale do Amanhecer em Costa Rica, é medalha de bronze na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A premiação faz parte da 17ª edição, realizada em 2022, entre alunos de todo país.

A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, localizados no território brasileiro.

“A olimpíada é uma importante ferramenta para estimular e promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica além de identificar jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas. Parabéns Isaías por seu desempenho e dedicação e pela conquista da medalha para Costa Rica, comprovando que a Rede Municipal de Ensino está no caminho certo”, afirmou o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves, ao receber o estudante.

Isaías conta que além dos professores, sua maior influência para a matemática veio do pai, o guarda Joaquim Neves de Paula, que faleceu em 2020. “Ele sempre me incentivou e foi minha maior inspiração até os 13 anos, me ensinou o método sudoku, que faz muita diferença nas disputas das olimpíadas”, relembra ele.

O estudante também destacou que seu desejo é inspirar outros jovens. “É uma honra e uma grande responsabilidade representar Costa Rica, ter gente confiando e apostando em mim, meu objetivo é motivar outras pessoas ”, disse o adolescente.

Além da OBMEP, em 2022 Isaías também faturou medalha de ouro na 2ª ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o uso eficiente da energia e formas de combater o seu desperdício. A ONEE é uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que conta com a coordenação do Instituto da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

A diretora da Escola Municipal Vale do Amanhecer, Deuzélia Aparecida de Souza Menezes, ressaltou a dedicação do estudante nas duas etapas da OBMEP e na ONEE. “Isaías é um aluno muito dedicado e compromissado. Desejamos sucesso e cada vez mais conquistas em sua trajetória escolar ”, completa a diretora.

A coordenadora da instituição, Louizyanne Morila, também elogiou o currículo escolar do aluno. “Ele é exemplar, além de um excelente aluno com ótimas notas, é uma pessoa prestativa e carismática”, ressaltou ela.

A edição de 2023 da OBMEP já está em andamento. A prova da 1ª fase foi realizada no dia 30 de maio e a 2ª fase acontece no dia 7 de outubro. A divulgação dos premiados da 18ª OBMP acontece no dia 20 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação, Angela Bezerra