Para estar presente no evento, a banda costarriquense conta com o apoio da Prefeitura de Costa Rica por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O festival, que reúne quase 650 músicos das bandas de 10 cidades do estado, é um dos eventos mais tradicionais do país e anuncia a abertura das festividades da Emancipação Política e Administrativa da cidade, que completa 108 anos no dia 15 de junho.
Segundo o maestro Luíz Carlos Relíquias, que rege a Banda Musical Cristo Redentor de Três Lagoas, o festival é um dos melhores do Brasil e oferece uma estrutura de alto nível para os participantes. Além de se apresentarem no evento no dia 14, as bandas permanecem na cidade para participar do Desfile Cívico de 108 anos de Três Lagoas, que acontece no dia 15 de junho.
Entre as bandas presentes no festival estão a Banda Marcial Manoel Bonifácio, de Campo Grande, com 100 integrantes; a Banda Marcial Getúlio Vargas, de Nova Andradina, com 100 integrantes; a Banda Municipal Laerte Souza da Costa, de Costa Rica, com 50 integrantes; a Associação da Guarda Mirim e Banda Cristo Rei, de Água Clara, com 48 integrantes; a
Banda Marcial Municipal Santa Maria, de Selvíria, com 25 integrantes; a Banda Musical Municipal professor Ezequiel Balbino, de Anaurilândia, com 75 integrantes; a Banda Municipal 30 de Setembro, de Camapuã, com 60 integrantes; a Banda de Música Municipal professor Isaac Borges Capillé, de Ponta Porã, com 90 integrantes; a Banda Marcial de Inocência, com 60 integrantes e a Banda Musical de Paraíso das águas, com 50 integrantes.