Três Bombeiros em estágio probatório foram presos em Cassilândia por abandono de posto

Três soldados do Corpo de Bombeiros foram presos neste fim de semana em Cassilândia -MS por perturbação do sossego no hotel onde estavam hospedados e servia de base, abandonaram os postos para ir a uma festa da terceira idade. Os bombeiros estão em estágio probatório.

Os bombeiros estavam de serviço na cidade onde deveriam fazer vistorias, combate a incêndios em vegetação, além de fazer o ‘reconhecimento da cidade’. Os militares não eram de Cassilândia

O abandono de posto aconteceu no dia 27 de maio por volta das 21 horas, quando os militares ficaram sabendo que estava acontecendo um baile da terceira idade, na cidade. Os bombeiros foram de viatura para a festa, estacionando a ABR-36 pouco distante do local. Os uniformes foram levados na viatura pelos três, que estavam à paisana.

Já na festa, os bombeiros foram vistos no local por várias testemunhas. Eles ficaram na festa por cerca de 2 horas e voltaram ao hotel na madrugada do dia 28 de maio. Quando descoberta a ausência dos bombeiros da base, o 2º sargento foi acionado e depois o comando para que fossem deslocados possíveis sobreavisos para a cidade.

No hotel, os bombeiros começaram a fazer baderna com gritos incomodando os hóspedes do local. Eles estavam na companhia de uma mulher e de outro homem, que tratou funcionários do hotel com grosseria. Segundo testemunhas, eles pareciam embriagados.

Com a bagunça no hotel, a Polícia Militar foi acionada, mas a mulher não estava mais no hotel e os três bombeiros acabaram presos. Eles passaram por exames de corpo de delito e por audiência de custódia tendo a liberdade concedida.

Em contato com a assessoria dos bombeiros, foi informado que tudo será apurado. “O CBMMS está ciente das prisões. Será feito a devida apuração dos fatos por meio de processo interno.”  (Texto: Midiamax – Thatiana Melo)

Resposta dos militares

Em reportagem do site Campo Grande News, os bombeiros relatam a mesma versão. Eles contam que estavam de serviço desde o dia 25 de maio, data em que fizeram vistoria no circo da cidade. Na sexta-feira, 26, houve combate a incêndio em vegetação e, nos dias seguintes, feitos pontos base. Os três ficaram hospedados no hotel citado acima.

No sábado (27), afirmaram que saíram para fazer um “reconhecimento da cidade” em pontos que ainda não conheciam. No trajeto, um dos militares conversava com uma policial militar, que estava de folga, e afirmou que havia um evento. Os bombeiros foram até esse baile, deixaram a viatura longe e permaneceram por cerca de duas horas.

Eles negam terem abandonado o posto de trabalho, afirmando que ficaram com o telefone funcional de prontidão e com o fardamento na viatura, caso precisassem sair em atendimento.

Na sequência, foram para o hotel, onde encontraram um homem alterado no local. Um dos militares ficou tentando acalmá-lo, enquanto os outros subiram para o quarto. Na manhã seguinte, afirmam que foram surpreendidos ao serem abordados pela Polícia Militar no hotel.

Os três passaram por audiência de custódia nesta terça-feira (30) e conseguiram liberdade provisória, imposta com medidas cautelares. (Texto Dayene Paz, Campo Grande News)