A Blitz Educativa é um dos eventos do dia D da campanha nacional de prevenção de acidentes no trânsito, que completa 10 anos em 2023. A mobilização contou com a parceria do Corpo de Bombeiro Militar de MS, Polícia Militar, Detran/MS, Demutran e Prefeitura de Costa Rica para divulgar a prevenção de acidentes no trânsito.
Durante a ação, foi exposto um carro batido com um símbolo do WhatsApp para chamar a atenção dos condutores que passaram pelo local quanto aos riscos provocados por distrações, além de ser exibido faixas e placas indicativas de trânsito.
O gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Atvos Polo Alto Taquari, Wagner Tavares, informou que o uso do telefone celular no trânsito é uma das principais causas de acidentes atualmente. “Antigamente o uso do celular já preocupava as autoridades de trânsito, mas com a popularização dos aplicativos e redes sociais, as pessoas passaram a conversar no celular, enviar mensagens, ver vídeos e até dirigir ao mesmo tempo. Por isso, o alerta é para que não utilizem o celular durante a condução do veículo para prevenir acidentes”, disse.
O diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Abrão Santana Barbosa comentou que a Blitz Educativa também reforçou a importância dos cuidados com o trânsito, principalmente para os motociclistas, como o uso dos equipamentos de segurança, como capacete afivelado no queixo e viseira abaixada, e a escolha de não usar o celular enquanto dirige para todos os condutores. “A escolha da segurança no trânsito é a melhor opção para prevenir acidentes e preservar vidas”, comentou.