Homem morre picado por cobra ao entrar em lavoura para pegar milho em GO

Um homem de 57 anos morreu após ser picado duas vezes por uma cobra em um milharal às margens da GO-333, em Rio verde, no sudoeste de Goiás. Ele ficou internado por quatro dias, mas acabou não resistindo a gravidade da situação e faleceu nesta quinta-feira (11) após passar por um procedimento cirúrgico.

Segundo o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Póvoa Mendes, Paulo Renato, o local foi o primeiro lugar que ofereceu atendimento ao homem. Ele foi picado no domingo (7). Paulo contou ao POPULAR que chegou a conversar com o homem e ele disse que tinha ido à uma igreja próxima ao local e, ao ver o milharal, quis ir até o local e pegar algumas espigas.

Ao ser picado no pé, o homem não percebeu que era uma cobra e achou que tinha se machucado no arame farpado da plantação, então, se assustou e deu um pulo, quando acabou pisando no corpo da cobra e foi picado novamente na outra perna, dessa vez, na canela.

A esposa do homem estava no carro da família, junto com o filho do casal. Após ser picado, ele foi imediatamente para o carro em busca de atendimento médico. No caminho, ele passou mal enquanto dirigia o veículo e acabou saindo da pista, quando um carro que vinha atrás parou e levou o homem até a UPA.

Paulo disse que o homem não sabia qual cobra havia lhe picado, mas contou que era escura e não ouviu o barulho do chocalho da cobra. A equipe médica deduziu que fosse então uma cobra jararacuçu do papo amarelo e, de imediato, começou o protocolo de atendimento às vítimas de animais peçonhentos, com a aplicação do soro antiofídico. Segundo a TV Anhanguera, o homem já possuía um histórico de problemas cardíacos.

O diretor da UPA contou que, pela gravidade do estado de saúde, o homem foi transferido para o Hospital Municipal de Rio Verde na segunda-feira (08) e, ao passar por um procedimento cirúrgico nas pernas para aliviar a pressão no local das picadas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu. O POPULAR tentou contato com o hospital por telefone, mas não conseguiu falar com a equipe médica.

 

Confira abaixo dicas dos bombeiros sobre o que fazer em caso de picada de cobra:

 

  • Lavar o local da picada de preferência com água e sabão;
  • Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
  • Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

Milharal onde homem foi picado por cobra em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Milharal onde homem foi picado por cobra em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: O Popular