Nascido em Ribas do Rio Pardo, o sul-mato-grossense José Vitor Leme inicia nesta sexta-feira (12) a disputa pelo tricampeonato mundial de montaria em touros pela PBR (Professional Bull Riders), disputada na cidade de Forth Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
A competição ocorre até 21 de maio e reúne os 40 melhores atletas da maior liga da modalidade. O prêmio para o vencedor da temporada é de 1 milhão de dólares. Serão dois finais de semana, sendo a primeira parte acontecendo de 12 a 14 de maio, e a conclusão nos dias 18 a 21.
O evento é o maior e mais prestigiado do mundo na montaria em touros e conclui o campeonato que contou com outras 23 etapas passando por cidades norte-americanas como New York City, Los Angeles, Chicago, Indianápolis, Albuquerque, entre outras.
Leme, que já conquistou o título pela organização, consecutivamente, em 2020 e 2021, chega novamente à decisão como principal favorito entre os fãs e a crítica especializada no esporte. Ele busca se tornar apenas o terceiro homem na história da PBR a conquistar três títulos mundiais, feito alcançado anteriormente somente pelos brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves.
O sul-mato-grossense está na na segunda colocação do ranking mundial, mesmo tendo participado de apenas 12 das 23 etapas realizadas devido a afastamento por lesões, enquanto todos seus principais concorrentes participaram de, pelo menos, 20 eventos na temporada.
O bicampeão mundial inicialmente ficou fora das cinco primeiras etapas do campeonato, quando se recuperava de lesão na virilha sofrida no ano passado. Quando retornou às arenas, ele venceu o primeiro evento e, em quatro semanas, já havia somado pontos suficientes para chegar à liderança.
Em meados de abril, no entanto, ele sofreu outra lesão e ficou fora por cerca de 40 dias. Ele chega a decisão do campeonato com diferença de 74 pontos para o líder do ranking, que não poderá competir devido a uma fratura na perna. Ou seja, a liderança poderá ser assumida ainda hoje.
O brasileiro e os demais concorrentes montarão em um touro a cada noite e as notas de cada montaria rendem bônus para o ranking mundial, que são acrescentados ao acumulado das demais etapas. A final também vai premiar, além de 1 milhão de dólares ao campeão da temporada, 300 mil ao vencedor do evento. Há também premiações de 35 mil dólares aos melhores de cada noite. – Por Guilherme Correia – CAMPO GRANDE NEWS