O município de Chapadão do Sul em apenas uma semana confirmou 58 novos casos de Dengue na cidade, e somente neste ano tem um total de 123 casos. Como pode ver no último boletim de dengue as notificações aumentaram e o número de casos confirmados também.
A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas e estado geral de saúde do indivíduo.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
O médico poderá indicar o tratamento correto e retornos ao serviço de saúde serão imprescindíveis para que o paciente não desenvolva a forma grave da doença. Portanto toda a população fica em alerta para nunca realizarem automedicação quando iniciar sintomas de dengue, e procurar imediatamente o serviço de saúde.
Devemos nos cuidar, para evitar formas graves da doença e óbitos!
Confira abaixo o Boletim Semanal das Arboviroses 2023:
Medidas preventivas podem impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:
- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.