Paraíso, Alcinópolis e Chapadão do Sul são os munícipios com maiores incidências de SRAG em MS
Paraíso das Águas é o município com maior incidência de SRAG, com 20 registros desde o início de 2023, o que representa 347,8 casos a cada 100 mil habitantes. Alcinópolis (309,7) e Chapadão Sul (252,8) vêm em seguida.
Os dados foram divulgados no boletim semanal da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Veja aqui o Boletim na integra.
As hospitalizações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Mato Grosso do Sul subiram na última semana, saindo de 2.615 para 3.006 internações, o que representa crescimento de 14,95%. Das mais de 3 mil internações neste ano, 194 são em decorrência do vírus da Influenza.
As crianças com até nove anos de idade ainda representam mais da metade das internações por SRAG do Estado, com a fatia de 59% dos casos.
Campanha de Vacinação contra Influenza para os grupos prioritários (Veja mais abaixo que são esse grupo), está acontecendo desde o 01 de abril de 2023 e, até o momento a município de Chapadão do Sul não atingiu nem30% da população vacinável.
Conforme o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da publicação da Resolução Ad Referendum CIB nº 40 de 02/05/2023, vai liberar a oferta da vacina influenza para toda população a partir de 6 meses de idade a partir da próxima segunda-feira (15), nas unidades de saúde de cada munícipio do estado.
Os grupos prioritários são:
- Idosos acima de 60 anos;
- Criança de 6 meses até 5 anos de idade;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Pessoas com Comorbidades;
- Trabalhadores de saúde;
- Professores;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Deficientes permanentes;
- Profissionais da força de segurança e salvamento;
- Indígenas.
*O Correio News, com informações de Midiamax