A Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, brilhou na IX Edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, conquistando o 3º lugar na série Bronze da competição nacional, realizada em Palmas-TO, de 24 a 30 de abril.
Costa Rica tem muito que se orgulhar, pois tem em campo, a jovem jogadora nascida e criada na terra, Rayka Vithoria Souza Venerando, de 16 anos. Com o sonho de ser tornar uma jogadora profissional de futebol de campo ou mesmo de futebol de salão, Rayka está a pouco tempo em Aquidauana e já traz título para a cidade e também para Mato Grosso do Sul.
Ela falou ao MS Todo Dia sobre a emoção de representar seu estado e conquistar o terceiro lugar na competição. “É uma experiência inacreditável você saber que está lá, vestindo a camisa, representando o seu estado. O peso é grande e é um orgulho para mim chegar com um título desse de terceiro lugar para Mato Grosso do Sul. É muito gratificante”, se emociona a atleta.
Representando o estado, a equipe aquidauanense dividiu o pódio com a Escola Ateneu Industrial, do Ceará, que ficou com o título, e a Escola Estadual Dom Pedro I de Goiás, vice-campeã.
Wellington Moresco, Presidente da Fundação de Esportes de Aquidauana, destacou o investimento que a cidade tem feito no esporte, especialmente no desporto escolar, e como isso tem sido fundamental para o sucesso da equipe. “Aquidauana vem investindo muito no esporte, ainda mais no desporto escolar. Criou-se uma estrutura muito forte aqui na cidade. Temos ônibus próprio para os atletas poderem viajar, e estamos tendo condições de disputar esse e outros campeonatos de igual para igual. É motivo de muito orgulho participar, pela primeira vez, de um evento nacional dessa grandiosidade e ainda trazer a medalha de bronze para Aquidauana”, destaca Wellington.
Moresco também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos na cidade, com destaque em várias modalidades e categorias de base, e falou sobre o potencial do futebol feminino. “Temos a certeza de que vamos colher bastante fruto e, mais pra frente, participaremos ainda mais de eventos nacionais na categoria de futebol feminino, que é um esporte que vem crescendo muito no Brasil. Aquidauana vem tendo esse olhar e investindo bastante”, afirma.
A equipe agora se prepara para o campeonato escolar da juventude de Mato Grosso do Sul. Rayka recomeça os treinos com muita dedicação, sonhando em conquistar o seu lugar mais alto no futebol feminino. “Espero continuar me dedicando a esse esporte que tanto amo e me destacando em cada competição e que eu possa ser reconhecida e chamada para algum teste em um time profissional brasileiro. No que depender de mim, Costa Rica pode se orgulhar”, conclui a jogadora promissora de MS.
FONTE: MS TODO DIA