O programa tem como objetivo trazer um novo olhar para o município, buscando mais competitividade por meio de duas temáticas principais, o marketing territorial e inclusão produtiva. Além disso, serão desenvolvidas ações nas temáticas transversais nas áreas de crédito, mercado, sustentabilidade, inovação e conexão corporativa. Uma gama de ações acontecendo no município.
A iniciativa terá duração até junho de 2024 e já conta com ações em andamento, como o projeto Habitat Inovação, que trabalha com jovens do município, e o Inclusão Produtiva, que busca potencializar o trabalho realizado no Rica Trama. Também será trabalhada a questão do marketing territorial, com foco no AgroRica e no turismo da cidade encantadora que é Costa Rica.
A agenda de futuro do município será lançada oficialmente em junho e contará com a participação de diversas lideranças locais. O objetivo é construir uma agenda para o desenvolvimento do município e, posteriormente, apresentá-la à sociedade.
Com o Cidade Empreendedora expansão, Costa Rica busca impulsionar sua economia e tornar-se mais competitiva, oferecendo oportunidades para empreendedores locais e atraindo investimentos para a região.
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, destacou que o Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa que visa fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local. “É fundamental que todos estejam engajados nessa causa, desde os empresários até os cidadãos comuns, para que possamos ter uma gestão eficaz e alcançar resultados positivos. Por isso, peço o apoio de todos nessa empreitada, pois juntos podemos transformar Costa Rica numa cidade cada vez mais próspera e empreendedora”, argumentou o gestor.
Já a gerente regional Região Norte do Sebrae, Luzicarla Softov, resumiu o novo ciclo do Programa, “O Cidade Empreendedora Expansão, liderado pelo Sebrae/MS, tem sido uma verdadeira parceria entre entidades públicas e privadas para fomentar o empreendedorismo local. Com a colaboração de todos, conseguimos ir mais longe na promoção do desenvolvimento econômico sustentável das cidades de Mato Grosso do Sul”, disse.
Também estiveram presentes na reunião, o consultor do Sebrae e padrinho do Cidade Empreendedora local, Michel Martines; a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva e o vereador Evaldo Paulino Garcia, além de subsecretários e outros.
Rota Rural na 2ª Expo Rica
Será realizada uma ação de capacitação para produtores rurais com o objetivo de ensiná-los não apenas a produzir, mas a comercializar seus produtos. Serão dois carrinhos de capacitação, um para hortaliças e outro para outros tipos de alimentos, com 15 produtores em cada um, totalizando 30 produtores acompanhados pela SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento). A ação faz parte da programação da 2ª Expo Rica e contará com a presença de consultores e analistas de relacionamento do Sebrae/MS.