O cardápio da Queima do Alho é composto por arroz carreteiro, feijão, toucinho, torresmo, carne seca, paçoca e farinha de mandioca, ingredientes que eram utilizados pelos tropeiros. A comida é feita em uma cozinha improvisada, o que impressiona pela simplicidade e sabor inigualável.
As inscrições para a competição serão realizadas na SEMTMA (Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), entre os dias 12 de abril e 02 de maio de 2023, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A competição acontecerá no dia 14 de maio de 2023, a partir das 8h da manhã, no Parque de Exposição Laerte Paes Coelho.
Durante a competição, os julgadores avaliarão os locais de preparação do alimento, que terão três horas para preparar os pratos. A Queima do Alho é uma oportunidade para os amantes da culinária caipira experimentarem pratos típicos e conhecerem um pouco mais sobre a história dos tropeiros no Brasil.
A inscrição é aberta para equipes de qualquer município, mas só serão permitidas no máximo 10 equipes, seguindo a ordem de inscrição para classificação.
Os participantes da prova receberão um kit de alimentos que contém 12 kg de carne fraldinha ou ponta de peito, 10 kg de arroz, 1 kg de cebola, 3 cabeças de alho, 3 litros de óleo, 2 kg de feijão, 1 kg de pele de porco (toucinho), 2 kg de farinha de mandioca e 1 kg de sal.
Os equipamentos permitidos para o trajeto incluem utensílios básicos, similares aos utilizados pelos tropeiros, como fogão de chão (obrigatório), machado para cortar lenha, panelas de diferentes tamanhos (opcional), bule com coador, socador de feijão e alho, caneco esmaltado para água, bacia pequena para lavar arroz, latão de banha, lamparina, concha e escumadeira, pratos esmaltados fundos e xícaras de ferro esmaltadas para café.
Para participar do evento, as equipes precisam trazer seu próprio fogão e utensílios de cozinha, mas a lenha será fornecida pela comissão organizadora. Os pratos a serem julgados são arroz carreteiro, feijão gordo e paçoca de carne, que devem ser preparados no ato da prova.
Na avaliação da comitiva serão considerados diversos critérios, sendo atribuídos pontos de acordo com a tabela apresentada. Será avaliado o arroz carreteiro, o feijão gordo, a paçoca de carne seca no pilão, a organização da barraca, a higiene, a originalidade, a comitiva mais trajadas, a animação da comitiva, a pontualidade e a comitiva mais traiada. Após a avaliação dos juízes, as planilhas serão colocadas em um envelope lacrado e abertas somente na apuração das notas. O resultado e a premiação geral serão realizados no palco do evento após a somatória das notas.
A premiação para o Concurso será distribuída da seguinte forma:
1º lugar receberá R$ 5.000,00 e um troféu;
2º lugar receberá R$ 3.000,00 e um troféu;
3º lugar receberá R$ 2.000,00 e um troféu;
4º lugar receberá R$ 1.000,00 e um troféu;
5º lugar receberá R$ 1.000,00 e um troféu.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 14/05/2023, após a divulgação dos resultados finais a partir das 13h.
Para obter mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (67) 3247-7070.