Com 11 mil casos, escolas estaduais terão Dia D contra dengue, zika e chikungunya
Escolas das redes estadual e municipais das 79 cidades de Mato Grosso do Sul terão o Dia D de combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, em 20 de abril, quinta-feira da semana que vem. Até quarta-feira (12), doze pessoas morreram com dengue neste ano e 10,9 mil tiveram ou estão com a doença.
Há 248 casos confirmados de chikungunya e nove pessoas com zika, doenças que também podem levar à morte. Ao todo, 11,2 mil pacientes procuram as unidades de saúde com alguma das três doenças.
Também ocorrerão ações de conscientização durante todo o mês de abril, por meio de parceria entre a SED (Secretarias de Estado de Educação) e a SES (Secretaria de Estado de Educação).
Professores, pais, mães e responsáveis são convidados a se engajar e participar das atividades, em especial no Dia D, conforme o assessor militar coronel Marcello Fraiha. Ele explica que as crianças e adolescentes são muito importantes porque podem reforçar a conscientização nos lares.
“Nós também queremos levar essa ação para todas as escolas particulares a fim de ampliar a nossa campanha. Então, vamos trabalhar em parceria com a SED essas ações no mês de abril, em especial com o DIA D que vai acontecer no dia 20 de abril. Por isso, contamos com a participação de todos, pais, professores e os alunos”, destaca o coronel.
É a segunda ação, já que o Governo do Estado lançou em fevereiro, na volta às aulas, a campanha “Vença a Dengue sem Zum Zum Zum”. A campanha traz a personagem da vovó, que incentiva todos a praticarem medidas simples de combate à dengue que muitos conhecem, mas acabam não praticando no dia a dia.
Combate
Para evitar o mosquito não se pode deixar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas de água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
É importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
CGnews