A Sexta-Feira Santa é um dia de reflexão e renovação da fé para os cristãos em todo o mundo. É um momento de lembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelo perdão dos pecados da humanidade e de reconhecer a importância da sua ressurreição para a salvação eterna.
Qual o significado da Sexta-feira Santa?
“Ele [Jesus] passa a noite apanhando, por amor. É bom lembrar disso. Na manhã da sexta, ele é levado diante de Pilatos e acontece a via crúcis. Ele vai carregando a cruz. Essa via crúcis, muita gente pensa que é algo respeitoso hoje em Jerusalém. É algo tumultuado, porque foi tumultuado com Jesus. Tenho medo de a gente romantizar a cruz, não dá para romantizar”.
O que é Semana Santa?
É uma celebração da Igreja Católica que representa a paixão, morte e ressurreição de Cristo, com algumas tradições no Brasil e em outros países. É o evento mais popular entre os católicos e simboliza a esperança e a salvação da humanidade. Alguns féis fazem uma preparação espiritual para a Semana Santa a partir da Quarta-feira de Cinzas (após o Carnaval) até o Domingo de Páscoa, período chamado de quaresma, fazendo orações, jejum, deixando de consumir carne vermelha e participando de ações de caridade.
“É Semana Santa porque a gente é chamado a encontrar o santo da semana, que é Jesus. Começa Domingo de Ramos, porque é quando Jesus entra pela porta santa, que depois foi lacrada pelos muçulmanos (quando ele entra em Jerusalém)”, conta.]
O que comer?
Na Sexta-feira Santa, dia da crucificação de Cristo, há o costume de não comer carne vermelha, a data é reservada para a prática da abstinência. Foi um costume criado em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz — o costume não está na Bíblia.
Por isso, as famílias costumam se reunir e comer peixe, especialmente o bacalhau, pois marca os últimos dias da quaresma.