Governo de MS estuda ações para segurança em escolas

Após ataques a escolas como o de Blumenau (SC), nesta quarta-feira (5), e em São Paulo, no fim de março, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou que vai lançar um plano de segurança para coibir casos de violência na Rede Estadual de Ensino. O planejamento das medidas foram anunciadas pelo governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), que devem ser lançadas na próxima semana.

“Estamos buscando um ambiente cada vez mais seguro para os nossos alunos e professores”, disse o governador Eduardo Riedel, que determinou às secretarias em questão um trabalho contínuo na busca por melhorias e soluções que garantam a proteção dos alunos e funcionários nas escolas, bem como no entorno das mesmas.

Além da situação em âmbito nacional, o cenário estadual também tem preocupado o governo estadual. Recentemente, uma adolescente foi esfaqueada em uma briga após sair da escola, em Corumbá (MS). A discussão foi filmada por outros alunos e compartilhada nas redes sociais.

Medidas

Entre as medidas que serão adotadas, estão o aumento para 290 do número de escolas monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância e a ampliação do programa da Polícia Militar nas escolas de Mato Grosso do Sul.

Além do aumento do monitoramento, o governo pretende intensificar as orientações e treinamentos das equipes escolares para o correto uso dos itens para combate à incêndios e para evacuação das escolas quando necessário.

Ataque em Blumenau

Uma creche foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.

O ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.

Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos.

Fonte: MS Todo Dia/G1MS