NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 S.A. esclarece que tem sua atuação pautada pelas disposições do Contrato de Concessão nº 002/2020 firmado com o Estado de Mato Grosso do Sul. O Anexo 2 – Programa de Exploração da Rodovia – PER é o documento que especifica as condições para a execução do Contrato de Concessão da Rodovia, caracterizando todos os serviços a serem disponibilizados e operados, bem como a execução das obras previstas, pela Way-306, ao longo dos 30 (trinta) anos do prazo da Concessão. Documentos esses que são públicos e estão disponíveis no site https://www.epe.segov.ms.gov.br/8350-2/.

A Way-306 esclarece ainda que:

  • Da Época das Águas – Volume de Chuva Mensal – Chuvas Atípicas em 2023

É de conhecimento geral que a época das águas na Região do Bolsão, em que se situa o Sistema Rodoviário Way, inicia-se em outubro, e finda-se em meados de março.

Essa conclusão tem como base o levantamento diário e mensal feito pela Fundação Chapadão, no período de 2017 a 2023, através do que se conclui que no ano chove em média 1760 mm:

Da análise dos dados obtidos junto à Fundação Chapadão, verificou-se que no mês de Janeiro/2023 o volume de chuvas em milímetros foi de 498,7mm, o que representa 37% do volume anual do ano de 2022.

 

Nota-se que a média para o mês de janeiro, nos últimos seis anos, é de 262mm. E, assim, o mês de janeiro/2023 está 90,34% acima.

Ao compararmos os meses de janeiro, desde 2017, temos a demonstração do aumento excessivo das chuvas no ano de 2023:

E, ainda, no mês de fevereiro de 2023 as chuvas permaneceram intensas, sendo que em referido mês o total de chuvas perfez a quantia de 501,9mm.

Tal como ocorreu com o mês de janeiro, nota-se que a média para o mês de fevereiro, nos últimos seis anos, é de 304mm. E, assim, o mês de fevereiro/2023 está 64,83% acima.

E, ainda, no mês de março de 2023 as chuvas permaneceram intensas, sendo que em referido mês o total de chuvas perfez a quantia de 281,9mm, com chuva durante 20 dias.

 

 

Já no mês de março/2023 nota-se que a média para referido mês, nos últimos seis anos, é de 245,72mm. E, assim, o mês de março/2023 está 17,17% acima.

  • Trabalhos Emergenciais – Tapa Buraco e Fresa e Recomposição

Apesar do volume excessivo de chuvas, a Way-306 tem atuado de modo constante e ininterruptamente para manter a segurança e conforto do usuário, sendo que no período mais crítico das chuvas (janeiro a março) foram aplicadas 890,69 toneladas de massa asfáltica na operação tapa buraco.

 

Os serviços de fresa e recomposição que não foram interrompidos, mesmo não sendo usual a sua realização no período de chuvas, foram feitos 32.000 m² de pista e 4.516,26 toneladas de massa asfáltica, sempre prezando pela segurança e conforto do usuário e imagem do Programa de Concessões de Rodovias do Estado.

 

Em vista da situação acima descrita, a Way-306 se vê diante de atuação emergencial.

 

O volume excessivo de chuvas prejudica o pavimento com a abertura de buracos e escorregamentos no pavimento, principalmente nos trechos em que ainda não foram implantados os acostamentos e que ainda serão restaurados de forma definitiva dentro do primeiro ciclo até o quinto ano de concessão, correspondente a 2025.

Importante ressaltar que a Way-306 sempre atua prezando pela segurança e conforto do usuário e fluidez do tráfego, e com esse embasamento, optou pela antecipação das obras de implantação dos acostamentos, justamente pelo conhecimento da época das águas na região.

Entretanto, nesse último trimestre do ano da concessão, que se finda em 22 de abril de 2023, a Way-306 vem trabalhando com emergências para reparar os buracos que se abrem em decorrência das chuvas excessivas na região, fora de qualquer histórico, como se comprova o levantamento dos últimos seis anos.

Necessário expor, ainda, que no mês de fevereiro de 2020 o volume de chuvas foi de 693mm, que coincidiu com a data de assunção da Rodovia MS-306 pela Way-306, sendo que a situação encontrada à época era deplorável e foi regularizada.

  • Da Reparação Profunda do Pavimento

A Way-306, executará a reciclagem do pavimento nos anos 4 e 5 pois, após 3 anos de experiência com a rodovia foi possível tomar a decisão acertada dos pontos que precisam de reciclagem, que por sua vez (i) coincidem com os pontos problemáticos, conforme projeto do pavimento, quais sejam, km 17 a 36 (Costa Rica), km 74 ao 85 (Costa Rica), km 99 ao 102 (Chapadão do Sul), km 122 ao 126 (Chapadão do Sul), km 188 ao 192 (Cassilândia); e (ii) ante o volume de acostamentos já implantados.

Importante ressaltar que, o prazo contratual para a fase de recuperação do pavimento e principais obras de ampliação, compreende os 5 primeiros anos da Concessão.

É necessária uma intervenção robusta por dois principais fatores:

  • Continuidade das chuvas intensas;
  • Outro fator relevante a considerar é a ausência de acostamento nestes segmentos críticos que dificulta a operação e a manutenção da segurança dos usuários da rodovia.

A chuva impede a realização dos reparos conforme supra exposto e a ausência do acostamento torna inviável a realização da recuperação profunda, pois esta  intervenção  necessita de  maior tempo de bloqueio do tráfego e, como não há acostamento, é necessária a realização de pare e siga 24 horas.

 

Ocorre que a realização de pare e siga 24 horas por si só já é prejudicial ao usuário da Rodovia, pois coloca em risco sua segurança e conforto, pois no período noturno é usual que os motoristas estejam desatentos ante o cansaço. O fechamento de uma pista simples com operação de PARE E SIGA aumenta o risco dos usuários não sendo recomendado neste momento de chuvas intensas.

No caso do Sistema Rodoviário da MS-306 a segurança tem o agravante do tipo do tráfego que é composto por 70% de veículos comerciais.

Importante ressaltar que a Rodovia MS-306 passou por processo de impermeabilização nos três primeiros anos, afim de confirmar os pontos onde se faz necessário as intervenções mais profundas.

  • Das Obras já realizadas e as que serão realizadas no Ano 4Veja abaixo os locais da MS-306 onde foram implantados acostamentos no Ano 2 e Ano 3:

Ano 2

Acostamentos realizados 2021/2022:

Acostamentos REALIZADO
Norte 160+000 166+800 6.800
Norte 175+800 181+500 5.700
Norte 182+000 184+100 2.100
Norte 184+780 187+000 2.220
Norte 196+000 200+000 4.000
Sul 160+000 166+800 6.800
Sul 175+800 181+500 5.700
Sul 182+000 184+100 2.100
Sul 184+780 187+000 2.220
Sul 195+000 200+000 5.000
TOTAL km 42,640

 

Ano 3

Acostamentos realizados 2022/2023:

Acostamentos REALIZADO
Norte 25+360 33+880 6.700
Norte 40+680 41+500 820
Sul 40+700 41+500 800
Norte 42+340 46+640 4.300
Sul 42+340 46+640 4.300
Norte 56+320 62+000 5.680
Sul 54+700 62+000 7.300
Norte 63+860 68+700 4.840
Sul 63+860 68+700 4.840
Norte 70+600 73+820 3.220
Sul 70+600 73+820 3.220
Norte 108+150 115+040 5.690
Sul 108+140 115+020 6.280
Norte 137+500 140+420 2.920
Sul 137+520 140+420 2.900
Norte 147+300 151+300 4.000
Sul 147+300 151+300 4.000
Sul 154+500 157+960 3.460
Norte 154+500 155+580 1.080
Norte 158+450 160+000 1.550
Norte 181+680 181+860 180
Sul 181+400 181+800 400
TOTAL km 78,480

 

E no Ano 4, que se inicia em 22 de abril de 2023, serão realizadas as seguintes obras no trecho da MS-306 sob concessão:

  • Acostamentos:

Acostamentos a executar em 2023/2024:

Acostamentos EXECUTAR
Norte 18+240 24+660 6.420
Sul 18+240 24+660 6.420
Sul 25+360 33+880 8.520
Norte 34+890 36+475 1.585
Norte 37+095 37+645 550
Norte 37+700 40+000 2.300
Sul 37+700 40+000 2.300
Sul 48+235 49+930 1.695
Norte 50+910 54+635 3.725
Norte 125+000 131+671 6.671
Sul 125+000 131+671 6.671
Norte 131+961 132+700 739
Sul 131+961 132+700 739
Norte 133+150 133+350 200
Sul 133+150 133+350 200
Norte 133+700 134+700 1.000
Sul 133+700 133+900 200
Norte 140+000 143+675 3.675
Sul 140+000 143+675 3.675
Sul 144+350 145+800 1.450
Norte 151+300 154+500 3.200
Sul 151+300 154+500 3.200
Norte 173+140 175+800 2.660
Sul 170+220 175+600 5.380
Norte 200+000 201+343 1.343
Norte 202+483 203+022 539
Norte 203+303 205+675 2.372
Norte 206+325 209+283 2.958
Norte 210+483 211+600 1.117
Norte 211+883 215+730 3.847
Norte 216+195 217+000 805
Sul 200+000 208+213 8.213
Sul 208+940 213+388 4.448
Sul 213+973 217+000 3.027
TOTAL km 101,844

 

  • Terceiras Faixas:

 

  • Dispositivos a executar em 2023:
  1. Dispositivo de Entroncamento BR-359 – Km 17,575 ao 18,225
  2. Dispositivo de Retorno Km 24,675 ao 25,325
  3. Dispositivo de Entroncamento GO-206 – Km 33,875 ao 34,525
  4. Dispositivo de Entroncamento MS-316 – Km 41,58 ao 42,23
  5. Dispositivo de Entroncamento BAÚS – Km 51,275 ao 51,925
  6. Dispositivo de Entroncamento BR 060 – Km 114,975 ao 115,625 – CONTORNO CHAPADÃO DO SUL
  7. Dispositivo de Entroncamento – Km 122 – CONTORNO CHAPADÃO DO SUL
  8. Dispositivo de Entroncamento – BR – 060 ao CONTORNO CHAPADÃO DO SUL
  • Correção Curva crítica a executar em 2023(Costa Rica):

Execução das Obras para Correção de Traçado – Curva Crítica km 34,482 ao 36,620

 

  • Implantação do Contorno de Chapadão do Sul e com o início da sua operação, o perímetro urbano de Chapadão do Sul será remodelado pela Prefeitura Municipal e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul;

Dispositivo de Retorno km 107+675 ao 108+325 (Trevo da Rumo)

No que se refere ao dispositivo de retorno do km 107+675 ao 108+325 e, em prol da segurança viária, do conforto dos usuários e da fluidez do tráfego, está prevista no PER, para o Ano 5 da Concessão, ou seja, até 22 de abril de 2025, a execução de obras de melhoria operacional no local, com a substituição da rotatória simples para a implantação de retorno em nível (rotatória alongada).

Vale ressaltar que a Way-306 segue em 100% de adimplência em seu Contrato de Concessão, o que pode ser apurado junto à Agência Reguladora responsável pela fiscalização do cumprimento do escopo, parâmetros técnicos e de desempenho previstos no PER.

Por fim, a Way-306 informa que na data atual não há buracos e as patologias de escorregamento serão todas saneadas até o final do Ano 5 (22 de abril de 2025), conforme relatado acima.

A Way-306 se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.