Moradora de Alcinópolis perde R$130 mil ao cair no Golpe do Falso Gerente de Banco
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Alcinópolis. O fato ocorreu no dia 24 de março e a comunicante foi vítima de um golpe estimado em R$ 130 mil reais, de acordo com um levantamento parcial de sua agência bancária.
A vítima relatou que estava em viagem, e recebeu uma ligação do mesmo número que costuma conversar com o gerente da sua agência. Agência do Banco do Brasil, localizada em Minas Gerais. Do outro lado da linha, o homem apresentou-se como funcionário da agência e que estava entrando em contato a pedido do gerente para indaga-la a respeito de diversas transações bancárias, citando Pix, empréstimos e TEDs. E, diante da negativa da vítima, o suposto funcionário a informou que sua conta estava sendo movimentada e a instruiu a dirigir-se até um caixa eletrônico para realizar alguns protocolos de segurança.
Em Campo Grande, a vítima teve acesso ao Caixa Eletrônico e ali recebeu outra ligação, desta vez em chamada de vídeo do suposto funcionário, que a orientou a desenvolver vários comandos sob o pretexto de cancelamento dos TEDs, empréstimos e os vários PIX realizados indevidamente. Em todo o tempo, o autor sabia o que estava fazendo, dava comandos certeiros e sabia de vários dados pessoais e bancários.
Após estes procedimentos, o autor informou à vítima que cairia em sua conta um valor de R$ 70mil e que ela teria que devolver a quantia sob a ameaça de tornar-se caso de Polícia Federal, mas que a vítima não poderia falar com nenhum funcionário do banco, muito menos explicar o motivo dos procedimentos. Neste momento a vítima desconfiou, e ao conversar com o gerente da agência de Campo Grande, foi levantada a possibilidade de o número de sua agência ter sido clonado ou hackeado, e que provavelmente ela teria caído em um golpe.
A Agência não finalizou o prejuízo, mas calculam que tenha sido de, aproximadamente, R$ 130 mil reais. A vítima continuou recebendo SMS e ligações do número. E em uma dessas ligações lhe foi perguntado se havia efetuado a transferência dos R$ 70 mil reais para uma conta identificada em nome de Maria Eugênia. Diante dos fatos, a vítima está com seus aplicativos bancários bloqueados e impossibilitada de efetuar Pix, transferências, depósitos, entre outros.
*Bruna Souza RegionalMS