Com tantos reajustes no preço, a gasolina perdeu espaço para o etanol na preferência do consumidor. Em abril, foram vendidos 21,25 milhões de litros de etanol hidratado, o que representa alta de 80%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Em contrapartida, caiu em 4% o consumo da gasolina em abril, na comparação com o mesmo mês de 2014. No acumulado de vendas, de janeiro até abril, a venda de etanol hidratado foi de 78 milhões de litros, o que significa aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2014.
Entre janeiro e abril, o mercado dos dois produtos movimentou 294 milhões de litros, conforme a agência. Os números revelam o impacto da diferença de preço entre os combustíveis, de acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).
Desde o início deste ano, a variação do preço do etanol sobre a gasolina está em torno de 68%, conforme a entidade. Isso torna o biocombustível vantajoso economicamente para o consumidor, na avaliação do presidente da Biosul, Roberto Hollanda. “O preço do etanol tem sido vantajoso para consumidor ao longo do ano, com paridade quase sempre abaixo dos 70%. Além de economizar dinheiro, o consumidor ainda ajuda o meio ambiente e a geração empregos”, comenta.
Fonte: Campo Grande News