Uma moradora de Costa Rica – MS resolveu conscientizar a população de uma forma diferente: plantando grama em seu terreno baldio. A veterinária Silvana Renesto, que há 19 anos tornou-se uma costarriquense, conta que, ao adquirir o imóvel localizado ao lado da sua residência, onde também funciona a sua Clínica e Pet Shop Cães e Cia, teve como principal ação limpar o local e plantar grama com o objetivo de fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
A iniciativa vingou e em um ato de grandeza e compromisso com os seus vizinhos e a comunidade em geral, a veterinária, que adquiriu o imóvel há cerca de seis meses, também relatou a reportagem do Costa Rica em Foco sua preocupação referente às doenças que podem ser transmitidas pelo vetor. Ao contrário do que se vê nos dias de hoje, Silvana Renesto está sendo considerada pela população e autoridades da cidade como um exemplo de cidadania, criatividade e boa vontade a ser seguido.
“Logo que adquirimos o terreno, no final do ano passado, o primeiro ato foi retirar os restos de um fusca velho que estava há anos lá no fundo, acumulando sujeira e água, depois investimos na compra da grama e plantamos, assim conseguimos manter o local limpo e com uma boa aparência. O resultado foi inesperado, recebemos lições dos amigos e clientes parabenizando-nos pela iniciativa e teve até quem pediu para usar o local para atividades de laser”, conta descontraída Silvana Renesto.
Depois de ter realizado manutenção no terreno que tem 11 metros de frente por 40 de fundos, a veterinária também murou e colocou portão no imóvel. “Agora além de usar o espaço para brincar com as crianças também quero ampliar meu orquidário”, complementa a veterinária.
“Seria muito importante se a maioria dos proprietários de imóveis cuidassem dos seus terrenos, mantendo eles pelo menos limpo, assim também poderia colaborar significativamente na guerra contra esse mosquito e consequentemente no combate a essas doenças que estão mantando tantas pessoas”, finalizou Silvana Renesto ao fazer um apelo à população.
Multa
Em maio de 2015, Costa Rica passou a ter uma Política Municipal de Combate à Dengue, conforme a Lei N°. 1.232/2015 publicada na Edição Nº. 1.427/Ano X do Diário Oficial do Município, Página 01. Clique Aqui e confira a publicação na íntegra;
Conforme o § 5º do Artigo 14, da Lei N°. 1.232/2015, “além do previsto nos artigos anteriores, serão considerados infratores sujeitos as penalidades tipificadas nos incisos I ao V deste artigo, as pessoas físicas ou jurídicas proprietárias ou locatárias de terrenos baldios em que haja o acúmulo de lixo, e, ainda, aquelas que depositem nas calçadas, logradouros públicos e rodovias, lixo doméstico fora da embalagem e local adequado, móveis velhos, galhos, entulhos e afins”.
Na cidade de Lucas do Rio Verde – MT, desde 2014, os terrenos que não tiverem edificação devem ter grama plantada e a manutenção é por conta do proprietário, a determinação é regulamentada pela Lei Municipal 2.242, de 7 de abril de 2014.
Costa Rica em Foco