Figueirão realizou a conferência da Saúde

A Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Figueirão, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Figueirão, no plenário da Câmara Municipal, das 07h às 17h, com o objetivo de revisão do Plano Municipal de Saúde de Figueirão 2022/2025.
Os resultados das resoluções propostas e aprovadas nesta Conferência serão levados à 10ª Conferência Estadual de Saúde, visando a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito municipal Juvenal Consolaro, pela presidente da Câmara, vereadora Flávia Bravo, secretário municipal de Saúde Pedro Ubilai, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Figueirão, Dr. Luis Felipe de Oliveira, Lucas Tenório Maia – Conselheiro Municipal de Saúde e Docente das Faculdades Integradas de Cassilândia e Maria Antônia Conceição de Souza Kuedig – Coordenadora Estadual de Plenárias de Conselhos de Saúde/CES/MS.
Houve duas apresentações culturais, dos músicos João Melquíades com sua Harpa artesanal, acompanhado pelo violonista Manuel da Rocha e também do maestro Ronildo dos Santos que executou um solo de Sax com a música “Sem limites prá sonhar”, do cantor e compositor Fábio Jr.
Logo após a parte cultural, aconteceram duas palestras sobre o tema “SUS, amanhã vai ser outro dia para as pessoas”, proferidas pelos palestrantes Lucas Tenório Maia e Maria Antônia Conceição de Souza Kuedig.
Lucas Tenório Maia é Enfermeiro pela UFMS com especialização em Saúde Pública, e sua palestra teve dois Eixos Temáticos: I – O Brasil que temos/o Brasil que queremos; e IV- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Maria Antônia Conceição de Souza Kuedig é Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maracajú e Membro-Coordenadora Estadual de Plenárias de Conselho de Saúde/CES/MS, e sua palestra teve dois Eixos Temáticos: III – Garantir Direitos e Defender o SUS, A Vida e a Democracia; e II – O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas.
O evento foi apresentado pela assistente social Olegna Andrea da Silva, Coordenadora de Projetos Sociais em Saúde Pública.
Ao final, foram elaboradas e votadas em plenária 24 propostas que serão encaminhadas para a 10ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, em Campo Grande, e escolhidos quatro delegados e quatro suplentes para essa conferência.
A conferência foi aberta para toda população, e contou com a presença das seguintes autoridades locais: prefeito Juvenal Consolaro e primeira-dama Elenir Pereira, Vice-prefeito Jorge Roberto Mortari, Procurador Jurídico do Município, Dr. Amilton Plácido da Rosa, chefe de Gabinete Marinalva Paniago, secretário municipal de Saúde Pedro Ubiali, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Figueirão, Dr. Luis Felipe de Oliveira, secretário municipal de Gestão e Desenvolvimento, Francisco Júnior, Comandante da PM Sargento Hernandes e SD-PM Camargo.
Também presentes: o historiador de Figueirão Admar de Araújo, Ordiley Furtado, presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de Figueirão, empresário Wilson Fonseca, membro do CMS, Eliane da Cruz, membro do CMS, Antonio Nahban, presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Josiane Nogueira, coordenadora do Setor de Endemias e Ivan Moreira Lima, agente de endemias, entre outros, usuários e gestores do SUS no Município.
SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC

 

 

Fonte/Fotos: Assecom/PMFigueirão – Rubem Vasconcellos