Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na terça-feira, 22 de março, o Governo de Costa Rica – MS por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e o Projeto Florestinha realizaram ações para a conscientização da população sobre a importância da água.
Em parceria com os jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, funcionários do SAAE realizaram uma Blitz na manhã do último sábado, 19 de março de 2016, na Avenida José Ferreira da Costa anunciando o Dia Mundial da Água. Durante a ação foram utilizados banners destacando a importância da água.
Já nos dias 21 e 22 de março, os Florestinhas Lais, Luiz Felipe, Gabriel, Alysson e Pedro Henrique, discorreram palestras às crianças das Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo e Joaquim Faustino Rosa sobre qual a forma correta de usar a água sem desperdiçá-la e o uso correto de agrotóxicos para não poluir o meio ambiente.
O instrutor do projeto, André Faustino, explica que o objetivo da palestra foi conscientizar as crianças sobre como utilizar e economizar a água. “Temos que mostrar a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos, para incentivar a preservação, limpeza e conservação das margens dos córregos, rios e mananciais, sendo a água uma das principais fontes de vida dos seres vivos”, enfatiza.
De acordo com diretor-presidente do SAAE, Antônio Divino Félix Rodrigues, ‘Tonin Félix’, todo dia é o dia da água, pois ela está presente em tudo. “78% dos empregos no mundo dependem da água, ou seja, a água é importantíssima para o mundo todo”, destaca.
Para a coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Miriam Rodrigues Ribeiro, este é o momento de tentar movimentar a sociedade em geral, para mostrarmos que a água é essencial na vida das pessoas. “O futuro do planeta depende do uso consciente da água. Por exemplo, lavar a calçada com mangueira por quinze minutos gasta, em média, 280 litros de água, portanto vale reaproveitar a água da máquina de lavar para este fim”, orienta.
História do Dia da Água
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1992, com o objetivo de promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. A preocupação surgiu por conta dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.