Cassilândia poderá ter atuação de voluntários da Cruz Vermelha

Na Tarde da última Segunda Feira (21) o Prefeito Municipal de Cassilândia Marcelo Pelarin e o Secretário Municipal de Saúde José Lorenzo, recebeu em seu gabinete os Voluntários da equipe da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Mato Grosso do Sul, da cidade de Chapadão do Sul, para tratar da possibilidade da atuação de uma equipe no município de Cassilândia.

Estiveram presente na reunião Gabriel Schultz e Marlucia Viera da equipe de Socorro ,junto com Rosana Schultz da equipe administrativa e Adejair Morais de Comunicação .

A ideia de ter uma equipe de voluntários da Cruz Vermelha, foi aplaudida e teve o Apoio do Prefeito Marcelo, que juntamente com o Secretário de Saúde, que vai disponibilizar apoio, para a atuação da Cruz Vermelha.

A ideia partiu do cidadão Paulo Saeki, que ja tem curso de socorrista e percebeu a necessidade de uma equipe da Cruz Vermelha na da cidade

Após concluída a instalação, será realizado vários cursos para os voluntários, principalmente no tangente a primeiros socorros.

Futuramente, serão ministrados cursos de primeiros socorros para professores da rede municipal que trabalham com crianças em salas de aulas, além de monitores da APAE, Lar dos Idosos e outros setores do comércio, empresas.

cassil

História da Cruz Vermelha

 

A História da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, espírito culto e cheio de iniciativa que, inspirando-se naquilo que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver, também aqui, fundada e funcionando, uma Sociedade da Cruz Vermelha. Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade promoveu uma reunião em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançamento as bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira. Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Esta data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro Presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz. O registro e o reconhecimento da entidade nos âmbitos nacional e internacional se deu nos anos de 1910 e 1912, sendo que a I Grande Guerra (1914/1918) constitui-se, desde seus primórdios, no fator decisivo para o grande impulso que teria a nível da Sociedade.
Atua com base nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha, que são:

– Humanidade

– Imparcialidade

– Neutralidade

– Independência

– Voluntariado

– Unidade

– Universalidade

É reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.
http://www.cruzvermelha.org.br/historia-da-cvb/