Aparição de serpentes tem se tornado comum no muncípio de Paraíso das Águas – MS, e nos últimos dias ouve flagrantes de cobras encontradas em residências e em outras áreas.
Segundo o site BNC Noticias, neste último final de semana, mais uma cobra cascavel foi encontrada no Residencial Paraíso, bem próximo à residências. Veja abaixo a foto.
Uma outra serpente, da mesma espécie foi flagrada debaixo das rodas de uma carreta, na fazenda Mimoso, também no município.
Uma terceira cascavel foi flagrado na ultima quarta-feira (15), em outra propriedade rural do município, na Fazenda Córrego Fundo, a cerca de 12 km de Paraíso das Águas. A cobra com mais de 2 metros de comprimento, estava em uma garagem da residência, na propriedade rural. Veja a foto abaixo.
CUIDADOS
Com este período chuvoso, é propício o surgimento destes animais, em busca de abrigo e de presas.
A captura de animais silvestres é algo bem comum na atividade do bombeiro militar. Dentre a variedade de espécies, as serpentes são as mais recorrentes neste tipo de atendimento, seguida de pássaros e outros animais. As cobras, no entanto, costumam causar mais pavor nas pessoas devido a capacidade de provocar morte imediata, como no caso da cobra coral, cuja picada pode levar a uma parada respiratória instantânea.
Para evitar acidentes, os bombeiros dão dicas do que pode ser feito quando encontrar esses animais e relembra a necessidade de adoção de alguns cuidados.
Durante as estações de primavera e verão, há um aumento de ocorrências com animais peçonhentos. Neste período, animais como escorpiões, aranhas e serpentes, saem de seu habitat natural e invadem residências e quintais e acabam provocando acidentes.
Cuidados:
-
Nunca andar descalço em lugares de mata fechada. O uso dos sapatos, botinas, botas ou perneiras deve ser obrigatório;
-
Olhar sempre com atenção os caminhos a percorrer;
-
Usar luvas nas atividades rurais e de jardinagem. Nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Esses são os melhores esconderijos para animais peçonhentos;
-
Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos;
-
Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões;
-
Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.
-
Não depositar ou acumular lixo, entulhos e materiais de construção junto a casa;
-
Não montar acampamentos junto a plantações, pastos ou matos em regiões aonde normalmente há roedores e serpentes;
- Nas matas ou nas beiradas das entradas, em acampamentos ou piqueniques, nunca deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer. Mesmo durante a troca de pneu, ter essa precaução;
Em caso de acidente:
-
Lavar local da picada de preferência com água e sabão;
-
Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
- Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico;
Ligue para o 193 se a cidade tiver corpo de bombeiros ou 190 da policia militar.
BNC Noticias