Garantia de direitos, defesa do SUS, da vida e democracia são pautas da 9ª Conferência Municipal de Saúde em Costa Rica
A mesa diretiva foi composta pelo prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o vice-prefeito Roni Cota, o presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Amorim, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roney Hauck Rodrigues, o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos e a diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa Platero. O evento também teve como palestrante Aldecir Dutra de Araújo.
“A Conferência, na etapa municipal, é a base para o planejamento do Sistema Único de Saúde e na busca por uma saúde de qualidade e acessível para todos”, relembrou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.
Os eixos temáticos discutidos durante a conferência foram de grande relevância, como “O Brasil que temos” e “O Brasil que queremos”, que permitem a reflexão sobre as realidades brasileiras, suas fragilidades e possibilidades de melhorias. Na oportunidade também foi discutido sobre o papel do controle social e dos movimentos sociais em salvar vidas, garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, além da eleição de oito delegados que participarão da etapa estadual.
“A conferência é um espaço democrático para a população expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades. Após a conferência, os resultados e proposições serão levados para a esfera estadual, visando a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades da população”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.
Ainda conforme o secretário, em Costa Rica 73% dos atendimentos na Fundação Hospitalar são pelo SUS.
A presença de membros do conselho de saúde, gestão municipal, população, vereadores e demais trabalhadores confirmou o interesse e a importância da saúde para o bem-estar social.