“O objetivo é aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas de Costa Rica, estimulando o espírito esportivo, a cooperação mútua, solidariedade e a autoconfiança da juventude estudantil, além de promover a socialização entre a comunidade escolar”, avalia o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.
Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, participam do festival alunos das escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino, mediante a avaliação técnica do professor de Educação Física de cada instituição.
“É a partir de competições como esta que são revelados os grandes talentos do esporte. O evento também servirá como seletiva para a etapa Estadual dos Jogos da Juventude de 12 a 14 anos, promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul”, pontua a secretária.
Dividida nas categorias mirim (nascidos de 2012 a 2014) e infantil (nascidos em 2010 e 2011), a competição seguirá as regras oficiais da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), com provas de 25 e 50 metros, crawl, peito, costas e borboleta.
Regulamento
Segundo o coordenador do festival, professor Rubens Pereira Lima, cada escola poderá inscrever três estudantes-atletas em cada gênero, para cada uma das categorias, sendo dois estudantes-atletas por prova e uma equipe nos revezamentos.
Cada estudante-atleta poderá participar de duas provas individuais e um revezamento em todo o programa de competição.
A escola também poderá inscrever um técnico e um auxiliar técnico, sendo um para o gênero feminino e um para o gênero masculino.
Serão premiados com medalhas os 1º, 2º e 3º lugares nas provas individuais e revezamento e todos os atletas e técnicos receberão medalhas de participação no 2º Festival de Natação.