Na última quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Finanças juntamente com a Secretaria de Administração, reuniram-se com as equipes dos setores de compras e servidores das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Almoxarifado, a fim de discutir e alinhar os procedimentos relacionados à correta Classificação Contábil.
O evento foi palestrado pelo Contador Denir Marcelino de Paula, que explicou detalhadamente cada item da classificação das fichas de despesa e suas particularidades, além disso, o Diretor do Setor de Almoxarifado, Gustavo Flesch Werneck Passos juntamente com a Contadora Paula Souza Lara explanaram sobre a diferenciação dos bens patrimoniais e bens de consumo, contando também com a presença do Contador Jorge Michael Monteiro da Silva.
Durante o bate-papo foram discutidos assuntos como os cuidados a serem tomados com os pedidos de compra com foco num melhor planejamento dos setores, evitando que os processos resultem em reconhecimento de dívida. Os participantes também foram orientados sobre os parâmetros excludentes da portaria 448/2002 do STN e MCASP.
O secretário de finanças e planejamento ressaltou a importância da reunião. “O evento foi de grande importância para as equipes envolvidas, pois são elas que determinam a origem e destinação dos bens adquiridos assim como sua correta classificação contábil, a qual maximiza o processo de execução da despesa evitando autuações por parte dos órgãos fiscalizadores.” Disse.
A contadora Paula Lara pontuou o quão importante é o aprendizado para o aprimoramento do trabalho realizado pelas equipes. “Participar dessas rodas de conversa é extremamente válido para o alinhamento das ideias onde compartilhar as informações só aprimora o nível de trabalho executado. Continuemos investindo em conhecimento e desenvolvimento pessoal, profissional e de novas habilidades, pois é assim que se faz a diferença em qualquer função.” Disse Paula Souza Lara.
*Assecom PMCS