Na ocasião, o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves, foi convidado para hastear a bandeira nacional e ao fazer uso de palavra ressaltou a importância da implantação da Escola Cívico-Militar no município com apoio do Corpo de Bombeiros.
“ A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica. Ela é de suma importância por trabalhar os valores necessários ao desenvolvimento de competências que levem o aluno a se tornar um sujeito crítico e capaz de intervir e transformar a sociedade. Para isso contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros que atua junto à comunidade escolar, bem como da Câmara de Vereadores que é parceira nesta iniciativa”, enfatizou o gestor.
A secretária municipal de Educação, Maria Almeida, deu as boas-vindas aos estudantes. “Atualmente a instituição de ensino conta com mais de 300 alunos matriculados que contam com o trabalho dedicado do corpo docente, direção, coordenação, administrativos e dos militares do Corpo de Bombeiros. Sejam todos bem-vindos de volta e lembrem-se que a escola lhes oferece a oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser”, salientou ela.
O diretor da Escola, Sandey Eugênio Beteti, falou sobre o Projeto Político Pedagógico, destacando a missão, a visão e os valores da instituição. “Nossa missão é oferecer ensino de excelência, garantindo a equidade e a participação ativa da comunidade escolar, contribuindo para a formação integral em todas as dimensões intelectuais, física, emocional, social e cultural dos alunos, visando sua autonomia, trabalho em equipe, respeito mútuo e pluralismo de ideias, além promover valores como participação colaborativa, autonomia, ética, respeito às diferenças de gênero, ética e cultural, solidariedade, sustentabilidade e flexibilidade”, pontuou o diretor.
Para o gestor escolar, subtenente bombeiro militar, Marco Antônio Soares da Silva Campos, “uma escola consciente de seu dever de ensinar, não prepara o caminho para as crianças e jovens, prepara os jovens para deixarem seus legados para o mundo durante todo o caminho a ser percorrido em sua vida”, disse.
A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Roni Cota, do presidente da Câmara Municipal, Ailton Amorim, do tenente bombeiro militar, Wlademir Alen Blanco, do vereador Evaldo Paulino, da vereadora professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, do pastor Osmar Gomes, entre outras autoridades civis e militares.