Secretaria Municipal de Saúde realiza 8° Conferência Municipal de Saúde

Teve inicio ontem 01,  a 8° Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida, e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A conferência tem como objetivo analisar a situação de Saúde no município, propor diretrizes para implementação de um modelo de atenção à Saúde voltada a garantia de direitos, a vida e defesa do SUS, proporcionar subsidios e eleger delegados representantes para a 10° Conferência Estadual de Saúde.
A palestra de ontem foi realizada pela palestrante Maria Antônia Conceição de Souza Kuedig que falou sobre os eixos II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo III – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.
Maria Antônia é Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maracajú e Coordenadora Estadual de Plenárias de Conselhos de Saúde/CES/MS e membro da Coordenação Nacional de Plenárias e Conselhos de Saúde.
A Banda Musical Iulle Martins Rezende fez uma belíssima apresentação, onde executou o Hino Nacional e apresentou duas peças de Marília Mendonça, Apaixonadinha e Supera.
Hoje (02/03) a palestra foi realizada pelo palestrante José Lourenço Braga Liria Marin, que é Secretário Municipal de Saúde de Cassilândia/MS e Presidente do COSEMS/MS.
José Lourenço falou sobre o eixo I – O Brasil que temos, Brasil que queremos e eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
As Conferências são de extrema importância, pois são através delas que o município consegue buscar recursos e trazer melhorias para a população. A participação da população é indispensável, pois pode expressar seus anseios nos debates. As propostas discutidas nesses debates em grupos são analisadas, votadas e posteriormente discutidas na Conferência Estadual e Nacional.
O Secretário Municipal de Saúde, João Abadio afirma que as Conferências são muito importante para o município, pois através de debates e discussões, as necessidades dos usuários do SUS podem ser atendidas. A população deve participar desse momento e expor as melhorias necessárias para a saúde de nossa cidade.

 

Assessoria imprensa