Março Lilás: Costa Rica reforça ações de prevenção ao câncer de colo de útero

Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de colo de útero, o Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando as ações nas Unidades de Saúde durante o mês de março. A campanha Março Lilás é voltada ao enfrentamento ao câncer de colo de útero e ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, simbolizando a luta por igualdade de direitos.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Jéssica Guimarães Costa, durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, as Unidades de Saúde estarão realizando exame preventivo e reforçando as orientações sobre os cuidados da saúde da mulher.

“O exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer”, destaca a coordenadora.

Foto Noticia Principal Grande

Ainda segundo a coordenadora, nos dias 8 e 22 de março acontecem os “Dias D” nas Unidades de Saúde que estarão atendendo em horário estendido das 18 às 21 horas oferecendo às mulheres, além do exame preventivo, testes rápidos, vacinas e atendimento odontológico.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta ainda que o câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

HPV
Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo de útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial.

 Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

Foto Noticia Principal Grande
Fonte: Assessoria de Comunicação, Angela Bezerra