Desde o início de sua administração em 2013, em seu terceiro mandato como prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa (PR), vem ampliando gradativamente sua base aliada. Na época, dos 11 vereadores, o Chefe do Executivo contava com o apoio de 6, agora são 8 que compõem a base aliada na Casa de Leis.
O primeiro a apoiar a atual gestão foi o vereador do PMDB, Ailton Martins de Amorim, e o segundo, foi o ex-secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos ‘Juvenal da Farmácia’, que filiou recentemente no PSB. Com essas conquistas, Waldeli está assegurando uma base forte de sustentação para fortalecer a sua administração. Nos bastidores da política costarriquense se comenta que mais lideranças do Município devem passar a apoiar o atual prefeito devido ao seu prestigio como administrador público.
Oposição
Comenta-se também nos bastidores da notícia, que a cada dia fica mais difícil para a oposição, que já vem de uma derrota, montar um grupo político para uma possível nova candidatura a prefeito de Costa Rica.
Nesta semana o desespero tomou conta do grupo da oposição. Primeiro foi lançada na mídia, a remota pré-candidatura do vereador Ronivaldo Garcia Cota. Sem muito sucesso, em seguida os sites de notícias anunciaram a ex-vereadora e vice-presidente do PSDB, Evair Gomes como pré-candidata, outra que também poderá ter grandes dificuldades na sua jornada até as convenções.
Assim como Roni Cota que está exercendo um mandato individualista, Evair Gomes terá como um dos maiores desafios buscar apoio do Governo do Estado para se firmar como pré-candidata e ser aceita posteriormente como candidata para disputar as eleições 2016 sonhando com o cargo de prefeita de Costa Rica.
A partir de agora, a professora terá 90 dias para fazer as suas articulações politicas, buscar apoio partidário e cair nas graças da população. Sabe-se que assim como o remoto pré-candidato Roni Cota, Evair Gomes também terá grandes desafios pela frente, que é ser primeiramente aceita pelas lideranças Estaduais do seu partido, depois terá que provar para os lideres políticos da cidade que tem capacidade de ser uma boa aliada, e por fim, e o mais importante conquistar a confiança da população para tentar provar que poderá ser uma prefeita melhor que o atual gestor.
Essa não é a primeira vez que Evair Gomes lança seu nome como pré-candidata e na hora de se lançar candidata é substituída por outro nome. Em agosto de 2011, o PSDB lançou a candidatura da professora, porém o grupo acabou fechando com o ex-prefeito cassado Jesus Queiroz Baird, e a tucana ficou para escanteio.
Em entrevista ao Costa Rica em Foco, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, reafirmou ser contra uma candidatura única e declarou ter recebido com bons olhos o nome da pré-candidata. “Todos nós temos sonhos, e se o sonho dela é ser prefeita de Costa Rica, então deve lutar por ele, porém, sempre digo, só não pode se esquecer de que política não se faz sozinha, é preciso ter companheiros, confiar no grupo e discutirem juntos às ideias”.
Vale lembrar que nas eleições de 2014, no primeiro turno em Costa Rica o governador do Estado teve apenas 18% dos votos e quem buscava votos para ele era o desalinhado grupo do PSDB Municipal. Já no segundo turno, quando o prefeito Waldeli abraçou à campanha junto com seu prestigiado grupo político, conseguiram dar 55% dos votos para Reinaldo Azambuja.
Costaricaemfoco