Central de Abastecimento Farmacêutico de Chapadão do Sul recebe visita de equipe técnica de Chapadão do Céu – GO

Na tarde da última sexta-feira, 24, a CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria de Saúde, recebeu a visita técnica da equipe da Secretaria de Saúde do município de Chapadão do Céu- GO para troca de experiências tendo em vista que, estão em fase de estruturação desse departamento no município.

Estiveram presentes na visita a secretária de saúde Valéria Lopes, Greycielly Ferreira de Oliveira – Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Borgmann Poleis Silva – Farmacêutica Responsável técnica da CAF, Mayara Aramburú Pinto – Farmacêutica Responsável técnica da CAF, Maria Leuzirene Martins – Auxiliar de farmácia, Walisson Santos Melo – Estagiário da IEL, Caroline Follmann – Farmacêutica hospitalar (Chapadão do Céu), Aline Maria dos Santos – Farmacêutica atenção básica, Michele Thesari Lara – Farmacêutica da CAF (Chapadão do Céu), Mayrla Martins Barcelos – Diretora hospitalar (Chapadão do Céu), Marcia Regina Ferro – Superintendente Municipal (Chapadão do Céu).

A CAF é o local onde fica centralizada toda a compra, recepção e distribuição dos medicamentos e materiais hospitalares do Município, esse setor faz a administração do estoque, sendo responsável pela reposição de todas as Unidades de Saúde, Hospital Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Apoio Especializado e o CAPs.

As compras são feitas a partir de licitações, cerca de 450 tipos de medicamentos, sendo medicamentos utilizados na Atenção Básica e na Farmácia Interna do Hospital Municipal, assim como aproximadamente 400 tipos de materiais hospitalares utilizados em diversos setores da Saúde, como Raio-X, Gesso, Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e Ambulatório das Unidades.

A CAF é gerida por 2 Farmacêuticas, uma Auxiliar em farmácia e um estagiário da IEL, e todo os processos são geridos por meio eletrônico de controle de estoque.

A Central do nosso município passou por mudanças recentemente, visando melhorar o espaço para o armazenamento adequado e melhorar a funcionalidade do setor.

A secretária de Saúde Valéria Lopes acompanhou a visita, e ressaltou que é de grande valia a gerência técnica e rigorosa desse setor, pois reflete diretamente na utilização apropriada dos recursos da saúde, assim como na qualidade do atendimento ao paciente.

 

 

*Assecom PMCS