Produzir Mais pode render prêmio de Prefeito Empreendedor a Figueirão

O Programa que digitalizou trechos de cinco rodovias na região de Figueirão, diagnosticou problemas e oportunidades em todas as propriedades rurais do município, estimula a renda no campo e ainda contribui com a população, por meio da produção de alimentos orgânicos, pode acarretar ao prefeito Rogério Rosalin (PSDB) o prêmio organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Embresas (Sebrae), Prefeito Empreendedor. Os técnicos da entidade estiveram em Figueirão avaliando o Programa Produzir Mais, e o resultado será divulgado no dia 31 deste mês.

Entre os principais beneficiados pelo Produzir Mais está a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), que planejam viabilizar em 2016 uma microindústria de processamento de alimentos no distrito da Santa Tereza. São 64 moradores e pequenos produtores rurais, de 28 propriedades, que atualmente comercializam 120 mil litros/mês para um laticínio de Camapuã, mas que trabalham sob o projeto de realizarem o processamento desses alimentos na própria Associação.

Na primeira etapa do Programa, por meio da Prefeitura, os quilombolas e outros pecuaristas inseminaram 200 vacas com sêmen de touros das raças Girolando e Holandês, com o objetivo de aumentar a qualidade e quantidade do leite produzido, e, consequentemente, a renda do pequeno produtor.

Os alunos da escola municipal e pacientes do hospital de Figueirão, também são beneficiados com a produção desses alimentos primários como a batata, hortaliças, abóbora, mandioca e outros. “Com a aplicação de técnicas e incentivos à agricultura familiar, monitoramos o volume e a qualidade da produção, que contribuirá com nosso objetivo de tornar 60% da demanda de compra do município na questão de alimentos primários e originados exclusivamente dessas pequenas propriedades, com selo de qualidade. Enfatiza Rosalin otimista com a visita técnica do Sebrae/MS.

A Feira do Produtor no município foi inaugurada no último sábado (12), também estimulada pelo Produzir Mais, como uma forma de aproximar a população urbana e rural, e como alternativa de diversificar a fonte de renda do homem do campo.

No que compete a digitalização das propriedades rurais, Figueirão se tornou o primeiro município a registrar por imagens fotográficas e de satélite, 100% da sua zona rural. Com uso de GPS, técnicos levantaram detalhes das 498 propriedades rurais, com suas deficiências estruturais, ambientais, estradas, rodovias, sinalização e rios. Concluída esta etapa, o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura de Figueirão, será identificar as aptidões de cada fazenda, com o objetivo de ampliar a qualidade da produção agropecuária, atrair indústria e contribuir com a tomada de decisões pela equipe administrativa.

Diego Silva

Fotos: Assessoria de Comunicação