UEMS de Cassilândia oferta 84 vagas em 4 graduações

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 84 vagas para quatro cursos de graduação oferecidos pela Unidade de Cassilândia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. São 24 vagas para o curso de Agronomia (Bacharelado), 20 vagas para o curso de Direito (Bacharelado), 20 vagas para o curso de Letras – habilitação Português/Inglês (Licenciatura) e 20 vagas para o curso de Matemática (Licenciatura).

As inscrições ocorrem de 16 a 24 de fevereiro pelo endereço eletrônico: https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

A UEMS ofertará pelo Sisu o total de 1.264 vagas em 64 cursos. Serão 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O Sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Cronograma:

– Período de Inscrições: 16 de fevereiro a 24 de fevereiro

– Resultado da Chamada Regular: 28 de fevereiro

– Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março

– Matrícula da Chamada Regular: 2 de março a 08 de março

– Convocação da Lista de Espera: a partir de 13 de março

Saiba mais em: http://www.uems.br/ingresso/sisu

Sobre os cursos

Com duração de cinco anos, o Curso de Agronomia forma profissionais críticos e atentos na orientação e na resolução de problemas ligados ao desenvolvimento das atividades agropecuárias. Também visa incrementar os níveis de produção, a produtividade agropecuária, a qualidade de sistemas e processos produtivos, das seguintes formas: aplicando métodos e técnicas científicas, propondo soluções concretas para os problemas agrários, mantendo constante preocupação da preservação e sustentabilidade ambiental.

O Curso de Direito da UEMS traz uma formação generalista e humanista voltada para o exercício da cidadania, para o bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange, enfim, para a construção da justiça social e de uma sociedade mais igualitária e democrática. A vocação do curso está voltada para a atuação nos campos do Direito Público e Privado, em geral, e mais especificamente, humanística, ambiental, agrária, em direitos difusos e coletivos, em direitos laborais e no desenvolvimento sustentável. A graduação tem duração de cinco anos.

O profissional de Letras visa à formação de profissional habilitado a desempenhar atividades educacionais na área de Letras.  Os objetivos principais do Curso são: a) proporcionar a prática da linguagem em todos os níveis; b) aprimorar a percepção estética da língua; c) preparar para uma atuação consciente na educação básica que priorize o trabalho e a reflexão sobre a linguagem em uso; d) possibilitar atitudes de pesquisa pela análise crítica das teorias relacionadas à ciência e à sociedade. A graduação tem duração de 4 anos.

A Licenciatura em Matemática forma, em 4 anos de graduação, profissionais competentes no que se refere ao ensino da matemática nos níveis fundamental e médio, e, incentivar e propiciar uma  formação  teórica sólida para que o aluno possa continuar os seus estudos em nível de pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou áreas afins.

Sistemas de Ingresso

Para o Sisu 2023, em cumprimento ao disposto na Resolução CEPE-UEMS Nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será por meio dos sistemas de ingresso:

I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

II – por Reserva de Vagas, sendo:

a) 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros(pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

b) 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

c) 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;

d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O candidato deverá, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual deseja concorrer e certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das Leis: Lei nº 5.541, de 15 de julho de 2020; Lei nº 2.589, de 2002; Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; Lei nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003; ou da Resolução CEPE-UEMS nº 2.423, de 30 de agosto de 2022.

 

*Assessoria UEMS