Produtores rurais se juntam para consertar atoleiros na GO 206 e escoar grãos

Produtores rurais da região sudoeste de Goiás se juntaram para consertar os atoleiros na GO-206, entre as cidades de Serranópolis e Itarumã. À TV Anhanguera, os funcionários das fazendas das regiões contaram que, preocupados com a colheita da soja, começaram o mutirão para a manutenção da rodovia no início deste mês.

“É uma situação bem constrangedora para a gente, o caminhão encrava, é bastante difícil, é um descaso com a população”, disse Vilmar Victor, operador de máquinas.

 

À TV Anhanguera, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informou que, em janeiro, a equipe de manutenção colocou pedras e vai retomar o trabalho quando a quantidade de chuvas diminuir. Ainda segundo a agência, depois do período chuvoso, vai começar a reparação da GO.

Imagens mostram os produtores usando máquinas como tratores e caminhões para reparar a rodovia que, segundo eles, está pior no período de chuva. Os moradores disseram que estão preocupados com a colheita na safra da soja e, equipes que poderiam estar nas lavouras, estão fazendo o serviço.

“Todo mundo aqui com coisa para fazer, com roça para tomar conta. Só da fazenda nossa saem em média 14 caminhões por dia, são caminhões que variam de peso entre 30 a 60 toneladas, então não passa de jeito nenhum, se não mexer não vai”, falou Daniel Bezerra, gerente de uma fazenda.

Os produtores contaram que são quase 100 km sem asfalto e o mutirão é uma solução provisória para amenizar o problema, que se arrasta há muito tempo.

“Nós estamos aqui à mingua, ninguém faz nada, eles [Goinfra] vêm aqui e passam a lama pra lá e pra cá na ‘patrola’ e deixa a gente na mão bem na hora da colheita”, desabafou um produtor, que preferiu não se identificar.

Por Michel Gomes e Tássia Fernandes, g1 Goiás e TV Anhanguera