Com a capacitação de novos profissionais da educação, a Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste expande o Programa A união Faz a Vida no município de Costa Rica, com a implementação do projeto no Centro de Educação Infantil Davina de Oliveira. Ao todo, 16 professores estão recebendo treinamento entre os dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Desde o ano passado, o programa já acontece na Escola Municipal Cotrisa de Baús.
A formação inicial é considerada uma das etapas mais importantes do programa e segue continuamente durante toda execução do projeto, que tem por objetivo promover a educação para um mundo mais cooperativo.
Só no ano passado, em Mato Grosso do Sul, foram oito escolas atendidas pela cooperativa, impactando a vida de mais de 1.900 crianças. Em 2023, o PUFV também foi expandido para o Estado de Goiás, iniciando nas cidades de Anápolis e Itaberaí. Em âmbito nacional, o programa social do Sicredi “A União Faz a Vida” já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes em 520 municípios brasileiros.
“A formação dos educadores é uma etapa fundamental e marca efetivamente o início do Programa nos municípios. Nosso objetivo é garantir a identificação dos profissionais com as práticas pedagógicas, em uma imersão sobre o PUFV e sobre o papel da Educação na construção de uma sociedade melhor”, explica o presidente da cooperativa, Jaime Antonio Rohr.
Ainda segundo o presidente, o engajamento dos professores, alunos, colaboradores e das pessoas da comunidade estão impactando positivamente no desenvolvimento escolar.
“Temos consciência da importância da educação no processo de construção de uma sociedade mais cooperativa. Ver os resultados obtidos com o programa em cidades como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Costa Rica e Rio Verde de Mato Grosso é o que nos motiva neste processo de expansão. Nosso agradecimento e reconhecimento aos educadores que auxiliam a Cooperativa neste objetivo de desenvolvermos uma consciência mais cidadã e cooperativa, através da educação”, complementou.
Ao todo, 492 professores receberão a formação no início deste ano nos municípios de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica, Coxim e Aparecida do Taboado, além de Anápolis e Itaberaí, no Estado de Goiás. A estimativa é de que 5.600 alunos sejam beneficiados com o programa inicialmente. A formação foi conduzida pelas professoras formadoras e assessoras pedagógicas.
O PUFV
O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é o maior programa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como principal objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes em todo o país. Através da metodologia de projetos, os alunos se tornam protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e comunidade.
A Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste implantou o programa em 2019 no município de Chapadão do Sul, nas três escolas rurais, expandindo em 2021 para a Escola Semear. Em São Gabriel do Oeste, foi implantado em 2021 na Fundação Educacional Cristo Rei e, em 2022, o PUFV foi inserido na rede municipal de ensino deste município, primeiramente na Escola Filinto Muller. No mesmo ano o projeto expandiu para o município de Rio Verde de Mato Grosso, com a Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito e em Costa Rica com a escola Municipal Cotrisa de Baús. Em 2023, a expansão abrange os municípios de Itaberaí e Anápolis, em Goiás e Aparecida do Taboado e Coxim, em Mato Grosso do Sul. A expansão também ocorre em novas escolas de São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica e Chapadão do Sul. (www.auniaofazavida.com.br).
Assessoria