Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (14), em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais.
O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) deflagrou na manhã desta terça-feira (14), a Operação Alumidas, para combater um esquema criminoso de fraude tributária estruturada, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica que desviou aproximadamente R$ 200 milhões do Fisco em MS.
No país, a Receita Federal do Brasil estima que a fraude tributária pode ter gerado prejuízo superior a R$ 500 milhões aos cofres públicos.
Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (14), em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais.
As investigações apontaram que as empresas investigadas faziam pagamentos e recebimentos envolvendo empresas laranjas, com o intuito de serem responsabilizadas por eventuais autuações fiscais, dificultando a identificação dos reais beneficiários pelas fraudes.
Envolvidos na operação de hoje, chegaram a ser investigados em outras operações, como a Blindagem Metálica, ocorrida em setembro de 2021. Assim como autuados em outras oportunidades.
A ação é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda de MS (Sefaz), Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Policia Civil de São Paulo e Receita Federal do Brasil.
Folha de Campo Grande