Conforme o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o objetivo da reunião é o fortalecimento e o desenvolvimento da região Norte do MS, onde os municípios participam das ações pró-desenvolvimento.
“Há duas classes de pessoas importantes para uma sociedade, o empregador e o trabalhador. São esses que geram riquezas e rendas, que fazem o nosso país caminhar e, portanto, precisam ser valorizadas, já que uma complementa a outra. Nosso município tem sempre voltado os olhos para a geração de emprego e renda e pretendemos continuar a parceria com o Sebrae para fortalecer ainda mais este segmento, com ações efetivas do Norte Forte que ajudam a dar visibilidade para o desenvolvimento da nossa região”, disse o gestor ao abrir o evento.
Para o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, a união de forças para o objetivo em comum faz a diferença no movimento. “Nossa região possui um grande potencial, mas infelizmente ainda precisamos superar alguns gargalos. Isso será possível com a união das capacidades de cada município integrante deste movimento, visando o crescimento e bem comum de toda região”, avaliou ele.
Na oportunidade o coordenador e líder da cidade de Coxim, Saimon Cândido, apresentou uma retrospectiva dos trabalhos, projetos e metas do Norte Forte MS 2030. O evento contou ainda com atividades dinâmicas e participação dos representantes de todos os municípios.
Costa Rica foi a anfitriã do primeiro encontro e traçou as diretrizes que serão empreendidas nos próximos meses com a orientação do Sebrae/MS.
*Movimento Norte Forte MS*
O Movimento Norte Forte MS teve origem a partir do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional). Organizado pelo Sebrae a proposta do programa é estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável por meio de uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças. Participa ativamente empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil.
Através da agenda de desenvolvimento, identificou-se as demandas, apresentando metas com ações focadas na geração do desenvolvimento econômico através de macro-objetivos: agronegócio e turismo; trabalho e renda plenos e adesão da sociedade ao Movimento Norte Forte.